MEIO AMBIENTE

Semma participa do II Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia

A capital paraense foi escolhida para receber a partir desta quinta-feira, 06, o 2º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia, na segunda edição da campanha Rio Limpo, Amazônia Viva. Organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o encontro iniciou na manhã de hoje e deve seguir até o próximo sábado, 08, com a “Caminhada Rio Limpo, Amazônia Viva”, a partir das 8h, com início no Ver-o-Rio.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou da abertura do evento no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).  “É com grande satisfação que participo de um evento como esse. A Prefeitura de Belém tem o prazer em apoiar eventos assim, que visam o bem estar de uma sociedade como um todo. Cuidar do meio ambiente é um papel de todos”, comenta Marcelo Mouta diretor geral da Semma, convidado para a abertura da programação.

Sobre a escolha de Belém para sediar a segunda edição do evento, Adalberto Takarski, diretor da ANTAQ, destaca o trabalho de combate ao descarte irregular de lixo na capital. “Hoje se fala muito das poluições dos mares, mas a grande parte dessa poluição sai dos próprios rios diretamente, então, vejo que podemos mostrar um exemplo efetivo de se trabalhar esse descarte irregular de lixo. É importante, ainda, a participação dos órgãos municipais e estaduais para controlar o lixo descartado de maneira irregular nos rios e nas ruas”, pontuou.

O Educador Ambiental da Semma, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cidadania (Ceadc), José Gadelha, também participou da abertura do encontro e falou sobre a importância do trabalho de conscientização da Prefeitura de Belém. “Durante todo esse ano, a Prefeitura de Belém vem tentando minimizar os impactos ambientais na capital e combater o descarte irregular de lixo”, disse. “Por termos um departamento que trabalha com questões ambientais, todos os educadores da Semma se sentem privilegiados de participar de um evento, onde se trata com carinho e com responsabilidade toda questão pertinente ao meio ambiente e, em especial, ao descarte irregular nos rios da Amazônia”, completou Gadelha.  

PROGRAMAÇÃO

A campanha Rio Limpo, Amazônia Viva seguirá até 8 de dezembro. No dia 7, haverá ações de educação ambiental que ocorrerão na Estação Hidroviária Luiz Rebelo Neto. Serão desenvolvidas atividades educacionais com divulgação de práticas ambientalmente adequadas para a preservação dos rios, reciclagem e reutilização de resíduos, com participação de recreadores e jogos.

No dia 8 de dezembro, acontecerá a “Caminhada Rio Limpo, Amazônia Viva”, a partir das 8h, com início no Ver-o-Rio. A caminhada terá o intuito de reunir a população de Belém a fim de passar mensagens sobre a importância da coleta seletiva, do reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. Haverá, ainda, coleta de resíduos eletrônicos e recebimento de alimentos para serem doados.

Tags

semma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.