REPAROS

Calçadas da praça Batista Campos passam por nova manutenção

Um dos espaços históricos mais frequentados e queridos de Belém, a Praça Batista Campos, está recebendo serviços de manutenção pela Prefeitura da Belém. Depois de realizada a revitalização de bancos e lixeiras, pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), é a vez do calçamento de pedras portuguesas passar por reparos.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) iniciou na semana passada os serviços de manutenção para corrigir pontos danificados da calçada, atingindo uma área de cerca de 1500 metros quadrados. O serviço consiste na retiradas das pedras onde o piso está danificado e recolocação de novas pedras ou reaproveitamento das mesmas, além de novo rejuntamento. A previsão de conclusão da obra, que teve o custo de, aproximadamente, R$ 50 mil, é até o fim do ano.

De acordo com o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite, o serviço é feito por profissionais especializados, os chamados calceteiros, que é uma atividade tradicional de Portugal, de quem atua, especificamente, na fixação e recuperação de pedras portuguesas. “O trabalho é minucioso e artesanal, com a reposição de novas pedras, uma a uma, onde há falhas no calçamento. Depois de assentadas, recebem a aplicação de um tipo de argamassa para evitar que elas se soltem novamente”, detalha o engenheiro.

Está prevista ainda a revitalização na área total da praça, que é de cerca de seis mil metros quadrados e necessita de manutenção em outros pontos, como equipamentos urbanos e brinquedos, de acordo com levantamento já realizado pelo Seurb. A prefeitura aguarda disponibilidade de recursos para elaboração de projeto e execução dos demais serviços.  A última manutenção geral na calçada da praça foi realizada no final do ano passado.

Tags

sesan seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.