Em Bragança

Educação no trânsito movimenta a Praia de Ajuruteua e o Mirante de São Benedito

Os agentes do Detran também orientaram frequentadores da Praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará

Frequentadores e comerciantes da Praia de Ajuruteua, a 30 quilômetros da sede municipal de Bragança, no nordeste do Pará, receberam ações educativas do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), neste sábado (29). A atividade foi extensiva aos moradores da vila de pescadores, às proximidades da praia. A atividade faz parte do trabalho preventivo da Coordenadoria de Educação do Detran, que está sendo desenvolvido até o próximo dia 1º de janeiro.

Condutores e pedestres aprovaram a ação. O vendedor de caranguejos José da Silva, que todos os dias faz o trajeto de bicicleta pela PA-458 (que liga a sede de Bragança à vila de pescadores), ouviu atentamente as orientações do agente de educação voltadas especificamente para o ciclista. Ele, que também dirige veículo automotor, disse que procura ser prudente, mas já presenciou em Ajuruteua acidentes provocados pelo excesso de álcool. “É importante esse tipo de trabalho de educação, pois por causa dessa mistura tem pessoas tirando a vida dos outros, e a sua própria”, acrescentou.

O coordenador da equipe do Detran, Olenilson Gomes, explicou que a finalidade do trabalho da equipe de educação é orientar. “Nós não estamos aqui fiscalizando. Nosso papel é educar, verificar se o condutor cumpre as normas de trânsito e, seja qual a situação que encontrarmos, vamos orientar sempre o correto", disse o coordenador.

Uma das irregularidades verificadas pela equipe foi a condução de animais no banco da frente. “Explicamos ao condutor e passageiro que isso não pode. Além de perigoso ao animal e aos passageiros, é infração”, informou a agente de Educação, Luiza Helmer.

Parceria – O prefeito Raimundo Oliveira (conhecido por Raimundão), ressaltou a importância do trabalho de orientação do Detran. “O tipo de veículo mais comum em Bragança é a motocicleta. Já começamos a notar uma redução nesse índice graças ao trabalho educativo do Detran e do nosso Demutran. Também investimos em sinalização semafórica”, acrescentou o prefeito, enfatizando a mensagem reforçada pelos órgãos de trânsito: “Álcool e trânsito não combinam. Para termos um final de ano seguro, precisamos ter consciência disso".

A equipe educativa do Detran também esteve no Mirante de São Benedito, onde moradores e turistas foram abordados.  O policial militar e enfermeiro Adison  Batista, morador de Bragança, também aprovou a ação educativa.  “Principalmente da Lei Seca,pois aumenta muito nessa época a ingestão de bebida alcoólica”, frisou.

Tags

Bragança detran Educação trânsito

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.