Articulação

Estado cede a produtores rurais uso da área de tradicional feira livre em Santarém

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves (c), entregou o documento de cessão da área ao presidente da Aprusan, Manoel dos Santos, na presença de vários produtores rurais

Um sonho de 25 anos virou realidade no sábado (29), quando o governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), cedeu à Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) a área onde funciona atualmente a "Feira da Cohab", no município de Santarém, no oeste. Com esta medida, a entidade terá condições de solicitar investimentos a órgãos municipais, estaduais ou federais, a fim de melhorar as condições de infraestrutura e de trabalho dos produtores, e oferecer mais comodidade aos consumidores.

O Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas teve papel fundamental na articulação com a Cohab para efetivar a cessão. De acordo com o presidente da Aprusan, Manoel dos Santos, sem a atuação do órgão não seria possível resolver a demanda. "Nós sabemos que as demandas ao governo do Estado são enormes e, muitas vezes, os processos são longos e demorados. Mas, graças à intervenção do Centro de Governo junto à Cohab, à Casa Civil e aos demais órgãos, tivemos a possibilidade de concretizar este sonho", disse o presidente da entidade.

Para o secretário regional de Governo, Olavo das Neves, neste momento os produtores rurais podem trabalhar com tranquilidade, pois agora têm amparo legal na área. "É nesse momento que a gente percebe a importância de ações dessa natureza, trazendo legitimidade e legalidade àquelas pessoas que aqui estão fazendo seu trabalho. Nesse momento nós agradecemos à Aprusan pela persistência, e em nome desta Associação, a todos os produtores que vêm aqui diariamente trazendo seus produtos, gerando emprego e renda. Pessoas que careciam realmente desta documentação oficial para que tivessem a oportunidade de estar gerindo seus negócios", ressaltou Olavo das Neves.

Estrutura - A área destinada à comercialização de produtos da agricultura familiar tem 3 mil metros quadrados, e está situada na Avenida Barão de São Nicolau com a Avenida Curuá-Una. De acordo com a Cohab, nela trabalham aproximadamente 250 produtores rurais, atendendo em média 15 mil consumidores. Há vários anos, a situação do espaço era precária em relação à infraestrutura, já que a Aprusan não detinha o domínio legal da área, e não podia fazer melhorias.

Agora, segundo o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, Rosivaldo Colares, a cessão da área permite à Aprusan desenvolver projetos de revitalização. "É uma conquista não somente da Aprusan, mas para toda a população. Isso, também dá a possibilidade para que a entidade busque desenvolver projetos para melhorar, cada vez mais, esse espaço, fazendo com que se construa uma feira de qualidade, onde o produtor e o consumidor tenham um espaço confortável, com infraestrutura e segurança", acrescentou Rosivaldo Colares.

Tags

Agricultura Centro Regional de Governo cohab Santarém

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.