Posse
Foto: MARCO SANTOS
O governador eleito Helder Zahluth Barbalho (e) e o vice Lúcio Vale (d) participaram da cerimônia oficial de posse, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém (Foto: MARCO SANTOS)
Neste 1º de janeiro, o governador eleito Helder Zahluth Barbalho e seu vice Lúcio Vale participam da cerimônia oficial de posse, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.
A capital paraense será o primeiro local do ato solene, que pela primeira vez na história do Pará, ocorrerá também em outras duas cidades: Marabá e Santarém, municípios polo do estado.
Por essa razão, a tradicional Missa de Ação de Graças que ocorre no dia da posse, foi antecipada para o dia 31 de dezembro. Celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, o rito religioso ocorreu na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha.
Saiba quem são os novos secretários de Estado
Helder Barbalho é o 40º governador a assumir esse cargo no Pará. Nascido em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979, ele é formado em Administração, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. Possui pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.
A carreira política iniciou em 2000, quando foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.
Em 2005, Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, aos 25 anos de idade tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Concomitantemente, ele assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). Na eleição seguinte, foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.
Nos últimos anos, Helder atuou como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional.
Tags
Posse2019
Relacionadas
-
Cerimônia de posseNovo presidente e corregedora do TRE-PA são empossados, em Belém
-
Cerimônia de posseNovo presidente e corregedora do TRE-PA são empossados, em Belém
-
Equipe de GovernoNovos secretários são empossados pelo governador Helder Barbalho
-
Equipe de GovernoNovos secretários são empossados pelo governador Helder Barbalho
-
Equipe de GovernoNovos secretários são empossados pelo governador Helder Barbalho
-
Sessão SoleneHelder Barbalho toma posse como governador do estado do Pará
-
Em SantarémHelder reafirma compromissos para a região Oeste em solenidade de posse descentralizada