POSTOS DE TRABALHO

Belém é o município que mais gera oportunidades de empregos no Estado do Pará

“Somando a média dos últimos dez anos, Belém gera por ano cem mil oportunidades de emprego”, destaca Roberto Sena, do Dieese.

“Fui admitido depois de passar pelo Portal do Trabalhador. Fiquei sabendo da vaga, fiz a inscrição, fui encaminhado para a empresa, por fim fiz a prova e passei”. A fala é do recém contratado, Anderson Takemura, de 22 anos, admitido durante o ano de 2018 em uma loja de departamentos da capital.

Anderson é uma das milhares de pessoas admitidas na capital, que de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é a cidade que mais gerou oportunidades de empregos formais entre os 144 municípios paraenses. O estudo do departamento foi divulgado nesta quinta-feira, 10, com base em informações do Ministério do Trabalho e do Cadastro Geral de Empregos (Caged).

“Somando a média dos últimos dez anos, Belém gera por ano cem mil oportunidades de emprego”, destaca o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena. O supervisor destaca, ainda, que a tendência é cada vez mais equilíbrio na geração de empregos. “Na análise que fizemos, Belém continua sendo entre todos os municípios, o que mais gera oportunidades de emprego, mesmo com o fator crise. A tendência é que, daqui pra frente, tenhamos mais equilíbrio na geração de postos de trabalho”, completa.

Faltando dois dias para completar 403 anos, a capital paraense tem muito a comemorar com os números de emprego e renda. Ainda de acordo com o estudo divulgado pelo Dieese, Belém vem mantendo uma média de 102 mil admissões por ano.

Saldo Positivo - Especialmente em 2018, o número de pessoas admitidas em Belém foi 77.323 contra 75.932 desligamentos, gerando um saldo positivo de 1.391 postos de trabalhos formais. Outro dado satisfatório foi o crescimento na geração de emprego dos setores econômicos, em especial o setor de serviços que gerou 3.201 postos.

Só em 2018, o Portal do Trabalhador realizou 35.640 atendimentos, encaminhando 550 pessoas para o mercado de trabalho.

Tags

portal do trabalhador

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.