Ilha do Marajó

Em Soure, governador participa de inauguração do Mercado Municipal e visita projeto Caruana

Como parte da agenda deste domingo (20), na Ilha do Marajó, o governador Helder Barbalho  participou da inauguração do Mercado Municipal de Soure nesta manhã. A programação fez parte das comemorações pelos 160 anos da cidade. Antes de visitar o mercado, o governador participou da largada do Campeonato Sourense de Ciclismo.

O mercado de Soure existe desde 1991, mas por três anos ficou fechado, em obras. O investimento de R$ 60 mil no espaço foi feito pela prefeitura, visando a qualidade no atendimento aos consumidores e conforto aos feirantes.

“A administração passada não fez nada por esse mercado e o prefeito Guto, com muito esforço, conseguiu entregar. São 41 boxes e cerca de 50 mil mensais gerados aqui. É de fundamental importância estarmos entregando este mercado à população”, disse o administrador do mercado, Raimundo Craveiro.

Projetos para a região - O governador Helder Barbalho destacou a importância da integração entre governo e prefeituras e o intuito de investimentos na pesca, pecuária e turismo.

“A pauta da geração de emprego no Marajó é absolutamente fundamental para que esse povo possa viver melhor. Precisamos ter uma política estadual para prestigiar a pescadora e o pescador, ter um olhar especial pela pesca de todas as formas, para gerar comida pro povo e renda para o pescador”, disse o governador.

“Temos também que fortalecer a logística pra que as pessoas possam chegar rápido aqui, e com qualidade e segurança. Ter uma atenção especial com os terminais hidroviários. A cadeia de turismo é uma das que mais gera emprego e renda no mundo, e estamos aqui para que haja uma política de estratégia nesse sentido”, completou Helder Barbalho.

Estiveram presentes, o prefeito e o vice-prefeito de Soure, Guto Gouvea e Aldrin Nunes, respectivamente; e o vice-prefeito de Salvaterra, Seu Carlos. Pelo Governo do Estado, a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal; o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca, Hugo Suenaga; a secretária de Educação, Leila Freire; e o coordenador do Núcleo de Relações com os Municípios e Entidades de Classe (Casa Civil), Josenir Nascimento.

Os deputados estaduais Iran Lima, Wanderlan, Júnior Hage, Dr Daniel e  José Scaff; e o deputado federal Cristiano Vale também participaram do evento; além do Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Ramos; representantes da Associação do Turismo do Marajó (ATM), presidente Nelo, secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

Fortalecimento da cultura - Após marcar presença na inauguração do mercado, o governador Helder Barbalho visitou o Instituto Caruanas. A eco escola atende 250 crianças que têm aulas de música, computação e cerâmica e redescobrem o valor da cultura marajoara. De lá, já saíram mais de quatro mil jovens.

“Essa instituição tem 19 anos e eu a administro com muito sacrifício. Só tenho a agradecer ao governador por ter vindo aqui, porque isso é uma grande força pra gente. Quando eu poderia imaginar que o governador Helder Barbalho viria aqui?! Foi uma baita surpesa”, ressaltou a criadora e administradora do instituto, Zeneida Lima.

“É uma satisfação estar aqui, em Soure, com a dona Zeneida, que faz parte da cultura da região e do Estado. É importante valorizar toda a pluralidade cultural do Pará, todas as manifestações. E fiz questão de estar aqui para reafirmar meu compromisso de fazer uma cultura presente, forte, e apresentar o Pará ao Brasil e ao mundo’, pontuou o governador Helder Barbalho.

*Com informações de Caroline Rocha.

Tags

mercado Região Marajó Soure

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder