OPORTUNIDADE

Prefeitura oferece curso voltado ao mercado de trabalho no Cras Barreiro

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), promove no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro do Barreiro, o Curso de Práticas Administrativas para pessoas atendidas pelo centro. O curso está sendo ofertado gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que, além de capacitar jovens e adultos, facilita a entrada dos participantes no mercado de trabalho.

A possibilidade de uma nova perspectiva de vida foi o que motivou Paulo Brasil, de 53 anos, que é acolhido pelo espaço Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar I), a procurar o curso. “É sempre bom ter um aprendizado e agregar no nosso currículo. Eu não consegui nada na minha área e é bom buscar outras oportunidades, principalmente nos dias de hoje, em que o emprego está muito difícil”, falou.  

O curso profissionalizante tem carga horária de 40 horas, capacitando os participantes para áreas como secretaria, recursos humanos e protocolo. Durante as aulas são abordadas práticas burocráticas, de movimentação de documentos, emissão de notas fiscais, protocolagem e reconhecimento de documentos.

A iniciativa ajuda os atendidos pelo Cras, por meio da parceria com a agência de relacionamentos do Senac, que indica os alunos para empresas as parceiras, aumentando a possibilidade de serem contratados e assim ingressarem no mercado de trabalho.

A coordenadora do Cras Barreiro, Isabelly Castro, diz que as respostas para cursos ofertados são muito positivas. “Ano passado o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) ofertou seis vagas e conseguimos empregar quatro jovens. Além disso, as pessoas que participam da primeira capacitação sempre voltam para os outros ofertados”, disse.

O estudante Hiago Machado, de 19 anos, vê na iniciativa uma maneira de ampliar o currículo e tirar jovens da ociosidade: “Eu vejo o curso como uma forma de somar no meu currículo e eu acho muito legal a Prefeitura disponibilizar de forma gratuita, por que também é uma maneira de tirar jovens das ruas e da ociosidade”.

Tags

assistência social Emprego e renda funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder