FOLIA 2019

Pré-Carnaval leva milhares de brincantes às ruas da Cidade Velha

O Carnaval só inicia em março, mas o folião de Belém já tirou a fantasia de casa e começou a aproveitar o pré-Carnaval 2019. O sábado, 26, foi de festa nas ruas da Cidade Velha, com os blocos Pump e Ilove, que agitaram quem passou pelo bairro. A Prefeitura de Belém atuou com seus órgãos, garantindo o ordenamento e segurança dos brincantes.

“É um evento gratuito e toda população está se divertindo aqui no Carnaval”, comemora a advogada Mariana Sena. A amiga, a jornalista Juliana Maués, completa, “é muito bacana que a Prefeitura apoie e incentive esse tipo de evento e que dê visibilidade para áreas que não são utilizadas no cotidiano”. 

As bandas instrumentais colocaram os brincantes para dançar, mesmo sem trios elétricos. Quem chegou cedo pôde ver tudo, em lugar privilegiado. “Viemos mais cedo para ver o início mesmo da festividade. A estrutura está muito boa, pela triagem que fizeram lá na frente, a segurança também está boa, estamos achando tudo de bom”, disse o militar da reserva, Abdias dos Santos, acompanhado da esposa, a dona de casa Vânia dos Santos. “Todo ano a gente vem para dar uma olhada, para não perder a tradição”, brinca.

Cleiton Oliveira foi fantasiado de Freddie Mercury e fez sucesso por onde passou. “Eu achava que estava parecido e aproveitei o filme que saiu recentemente para incorporar o espírito do Queen e deu mais sentimento. Eu sou muito fã do Freddie e da banda e vim homenageá-los aqui no Carnaval, que está melhorando a cada ano”, conta o publicitário.

A fantasia clássica de Re x Pa também marcou presença no carnaval da Cidade Velha. Mayane Ferreira foi de Paysandu e Moisés Pantoja, de Remo. Os estudantes contam que o objetivo do pré-Carnaval é se divertir. “A gente mora aqui pertinho e veio de uma outra festa só para aproveitar”, revela Mayane. “Estou achando bem divertido e estou botando fé que o Carnaval a gente vai brincar de boa. A gente sempre vem, todo ano, há muito tempo”, Moisés completa.

Prefeitura - Para garantir que a festa transcorra em ordem, a Prefeitura de Belém atuou com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

A Semma cuidou para que não houvesse poluição sonora, a Secon fez o ordenamento dos ambulantes, a Semob interditou as vias adjacentes ao percurso da festa e orientou motoristas sobre os melhores caminhos para desviar das interdições e a Sesan realizou a limpeza das vias.

O pré-Carnaval de Belém segue no domingo, 27, e nos próximos finais de semana até o dia 24 de março, com concentração em frente à Igreja da Sé, a partir das 14h.

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.