OFICIAL

Em Icoaraci, agremiações estão nos preparativos finais para o Carnaval do distrito

Faltando pouco mais de um mês para o desfile oficial do Carnaval no distrito de Icoaraci, as agremiações definem junto com a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), os últimos detalhes antes de entrar na avenida. O tradicional carnaval na Vila, que será realizado no dia 1º de março, deve ter a participação de três escolas de samba e cinco blocos carnavalescos.

Na Boêmios, escola tricampeã do distrito, os preparativos iniciaram há seis meses. O desfile contará com 900 componentes divididos em cinco alas, além da bateria, que este ano terá 125 ritmistas. O canto dos foliões traz o tema “Um tom nosso de cada dia”, uma homenagem ao grupo musical da região Nosso Tom. “A escola tem uma paixão pelo grupo e esse ano combinou deles completarem 20 anos de história. Achamos que seria uma homenagem merecida à eles que já estão na estrada todo esse tempo”, explicou a diretora da escola de samba, Michelle Paiva.

Já são 10 meses de muito trabalho na escola Unidos da Baixada, que vai homenagear a locutora Iracema Oliveira com o samba enredo “Iracema Voa”, baseado na peça teatral que tem o mesmo título. No Carnaval de Icoaraci, a escola levará 600 participantes divididos em oito alas. O pequeno João Teixeira, de apenas 12 anos, será um dos cantores de apoio. “É a primeira vez que eu saio cantando com o grupo, é uma emoção muito grande, até porque eu desfilo na escola desde quando minha mãe estava grávida. Sempre amei o Carnaval e amo essa escola, que é do meu coração”, contou.

A expectativa do Canal 19, a terceira escola do distrito, é conquistar este ano o primeiro título da agremiação, que como bloco já conquistou quatro troféus. Ao todo, 650 brincantes irão participar da programação que, neste ano, traz samba p enredo “Ano vai, ano vem, comemora-se as datas do carnaval também”.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Melissa Ferraz, 18, e Romeu Andersom, 31, terão a responsabilidade de representar a escola. “O que a comunidade pode esperar de nós dois é que vamos nos dedicar ao máximo para disputar esse título e conquistar a nota 10 que precisamos”, declarou Romeu.

O Carnaval oficial com desfile dos blocos e escolas de samba está marcado para ocorrer no dia 1° de março, na rua 15 de Agosto, entre as travessas São Roque e Souza Franco, a partir das 19h. Já a apuração do desfile será no dia 6 de março, com apresentação das campeãs.

CARNAVILA

Com o objetivo de incentivar a cultura popular com o resgate das tradicionais marchinhas de carnaval e de proporcionar uma opção a mais de lazer, a Prefeitura de Belém realiza no mês de fevereiro uma programação Pré-Carnaval, o Carnavila.

Nos dias 3, 10, 17 e 24, os foliões irão seguir da praia do Cruzeiro, local de concentração, em cortejo pela Orla de Icoaraci puxados por bandas de fanfarras e baterias de escolas de samba. A programação inicia às 15h e segue até 19h.

No dia 16, será a vez da crianças se divertirem no baile popular infantil com banda de fanfarra e palhaço no ginásio da Escola Avertano Rocha. O bairro do Paracuri também recebe o Carnavila no dia 23 com programação na Praça do Paracuri.

A programação do Pré-Carnaval e do desfile oficial das escolas de samba e blocos de Carnaval contam, ainda, com apoio da Guarda Municipal de Belém, Defesa Civil, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Departamento de Polícia Administrativa (DPA), Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Corpo de Bombeiros e Associações dos Bares e Restaurantes da Orla e da Praia do Cruzeiro.

Tags

adic

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder