Capacitação

Estagiários do Ideflor-bio conhecem áreas de proteção ambiental da Grande Belém

Estagiários e equipe técnica da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), participaram, nesta terça-feira (29), de uma capacitação sobre “Conceito e Desafios das Unidades de Conservação segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”. A ação objetivou trazer aos estagiários conhecimentos necessários ao trabalho nas UCs da Grande Belém.

A capacitação aconteceu no auditório do Parque Estadual do Utinga, uma das UCs da Região Metropolitana, cuja gestão é de responsabilidade do Ideflor-bio. As outras três são o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, que passa por Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel; a Área de Proteção Ambiental (APA) Metropolitana de Belém, entre Belém e Ananindeua; e a APA Ilha do Combu, às margens do rio Guamá.

Durante a manhã, os 16 estagiários – entre bolsistas e voluntários – conheceram o que são as Unidades, seus processos de criação e as especificidades das quatro UCs. “Um passo basilar para se trabalhar com as Unidades é conhecê-las, a fim de facilitar a comunicação com as pessoas – visitantes do Parque do Utinga, por exemplo – e conseguir a efetivação das políticas públicas voltadas às áreas protegidas”, aponta Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém e facilitador da capacitação.

Os estagiários atuam em diversas frentes de trabalho, auxiliando os técnicos do Ideflor-bio. Eles participam de monitoramentos ambientais, orientação de visitantes e condução de visitas monitoradas, planejamento de atividades de turismo e assistência técnica voltada à agricultura familiar. Todos os estagiários estão regularmente matriculados em cursos de graduação em áreas diversas, como Gestão Ambiental, Biologia, Turismo e Engenharia Florestal.


Tags

Ideflor-bio