Servidor
O gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, Julio Meyer, é o primeiro membro da região amazônica a compor o grupo de especialistas em Estratégias de Conservação Urbana da Comissão de Áreas Protegidas da International Union for Conservation of Nature (IUCN). A instituição é responsável, entre outras funções, pela atualização da lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção e também pela mobilização de diversas estratégias de conservação da biodiversidade em escala mundial.
O convite se deu por conta da experiência do gerente à frente da gestão das quatro Unidades de Conservação estaduais localizadas na zona urbana da Grande Belém. Algumas delas, como a Área de Proteção Ambiental (APA) Metropolitana de Belém e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia ocupam o território de várias cidades, como Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel do Pará. Outras, como o Parque Estadual do Utinga e a APA Ilha do Combu são espaços turísticos populares entre paraenses e visitantes do Brasil e do mundo.
“A participação nesse grupo de especialistas possibilitará um ambiente de colaboração, aprendizagem e uma rede internacional de trabalho em prol da conservação de áreas protegidas no ambiente urbano. Com isso, buscaremos potencializar os benefícios dessas áreas cruciais, pois, ao mesmo tempo em que estão mais suscetíveis às ameaças, elas oportunizam o contato e a presença das pessoas e o desenvolvimento da consciência com relação à importância da preservação do ambiente”, afirma Julio Meyer.
Julio Meyer é médico veterinário e servidor público da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Desde 2015, atua no Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), à frente da Gerência da Região Administrativa de Belém. Com a participação no Grupo de Especialistas da IUCN, o Ideflor-bio torna-se uma das instituições brasileiras representadas nessa comunidade de mais de 80 pesquisadores de diversos lugares do mundo.
O Grupo – O Grupo de Especialistas em Estratégias de Proteção Urbanas foi criado em 2005 e trabalha para expandir e desenvolver a gestão de áreas de proteção e conservação da natureza nos ambientes urbanos, além de encorajar a cooperação entre as instituições que gerenciam essas áreas e outras instituições urbanas, como museus, jardins botânicos, zoológicos e aquários.
A instância é parte da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN, a qual busca desenvolver políticas baseadas em conhecimentos específicos sobre as dinâmicas das áreas protegidas, além do aconselhamento e ferramentas guias acerca das questões que envolvem essas áreas e sua gestão.
Tags
Amazônia áreas protegidas conservação ambiental Ideflor-bio IUCN julio meyer SEMAS
Relacionadas
-
Recursos Hídricos
Consultas públicas para elaboração de Plano encerram em Belém
-
Transparência
Santarém sedia segunda consulta pública para o Plano de Recursos Hídricos
-
Mudanças climáticas
Pará defende economia com sustentabilidade em Fórum no Rio de Janeiro
-
Serviços essenciais
Conselho aprova licença ambiental emergencial em calamidade pública
-
Meio ambiente
Feira de produtos naturais encerra Festa da Árvore no Parque do Utinga
-
Meio Ambiente
Semas conclui vistoria em barragens de mineradora em Paragominas
-
Preservação
Ideflor-Bio lança em Santarém a Semana da Festa Anual das Árvores
-
Fim de semana
Ação em homenagem às mulheres movimenta Parque do Utinga
-
Meio Ambiente
Fórum pede integração com o Estado nas questões ambientais
-
Sustentabilidade
Conselhos estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciam as ações de 2019