Semana dos Quadrinhos

O dia foi instituído pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP) desde 1984 é comemorado no dia 30 de janeiro em homenagem ao cartunista pioneiro no Brasil Angelo Agostini que completou 150 anos que marca a primeira história em quadrinhos com personagem fixo.
É verdade que muitos quadrinistas brasileiros fazem sua arte com qualidade o que é reconhecido no mundo todo. Muito além de ser simples interpretes para personagens de grandes editoras os quadrinhistas atuais mudaram muito sua visão da 9º arte preferindo apostar na criação de personagens própios, seja com publicações independentes ou mesmo com quadrinhos para a internet vemos uma evolução do mercado.
Desde o dia 28 janeiro a 01 de fevereiro na Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP) acontecem exposições, palestra e vendas da 5º Semana do Quadrinho Nacional. terá exposição, oficina de quadrinhos para crianças, palestras, bate-papo, workshops, feira de troca e venda de quadrinhos e muito mais.
A Feira de Quadrinhos é um destaque à parte da comemoração na biblioteca, pois nela haverá troca e venda de fanzines, revistas, álbuns e desenhos. Andrei Miralha, organizador do evento, revela que a proposta promovida pela FCP é destacar a produção de quadrinhos brasileiros, mas especificamente os quadrinhos paraenses.
A programação terá algumas novidades para abrilhantar o acontecimento. “Cada dia vamos apresentar desafios para o público. Vamos mostrar como podem criar personagens a partir de adversidades, sendo que os autores dos melhores desenhos vão ganhar brindes”, comenta Andrei.
A Semana do Quadrinho Nacional tem como objetivo debater os quadrinhos como linguagem artística e cultural, valorizando os artistas locais.
Programação: Exposição, oficina de quadrinhos para crianças, feira de quadrinhos, bate-papo, palestras, desafios de quadrinhos, workshops.
Dias: de 28 de janeiro a 01 de fevereiro
Hora: 15h às 21h
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna (3º andar), na sede da Fundação Cultural do Pará.
Informações: 3202-4332
Entrada Franca