Economia

Banpará vai operar FNO em parceria com Banco da Amazônia

O Banco do Estado do Pará (Banpará) vai ser parceiro do Banco da Amazônia nas operações financeiras do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) no Estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7), pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente regional do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, em reunião que formalizou a assinatura de protocolo de intenções entre as duas instituições para reunir esforços na ampliação dos investimentos do FNO no Estado.

Operado pelo Banco da Amazônia, o FNO financia crédito a projetos de pequenos, médios e grandes empreendimentos, da pequena à grande produção, nos setores de agricultura, serviço, indústria e comércio. O fundo reserva R$ 2,7 bilhões para serem investidos no Pará em 2019. Segundo Tose, a ideia é destinar um limite desse crédito ao Banpará para a geração de novos negócios importantes ao Estado. Com isso, o banco do Estado será a primeira instituição financeira a firmar parceria nesse tipo de operação.

Ainda não há data prevista para o início dos trabalhos no banco estadual, mas a documentação referente ao contrato e norma de repasse já está sendo adequada ao sistema tecnológico da instituição financeira. “É uma parceria importante que vai ajudar a ampliar o volume de financiamento do fundo no Pará, seja para pessoa física ou jurídica”, comentou o presidente.

O governador Helder Barbalho elogiou a iniciativa, afirmando que o que se espera do Banpará a partir de agora é que ele seja muito mais do que um banco que opera a folha de pagamento do Estado. “Fortaleceremos também esta ação porque acreditamos que o Banpará pode ser uma força importante em prol do desenvolvimento do Pará”.

Para o presidente do Banpará, Braselino Assunção, a parceria vai beneficiar a população do Estado em larga escala, já que o banco está presente em todas as regiões paraenses. “Levaremos todas as linhas de crédito, desde a agricultura familiar passando pelo microcrédito até o crédito mais especializado de forma que o Banpará passa a ter uma vasta linha de operação”, detalha.

Inauguração – O governador Helder Barbalho, o vice-governador, Lucio Vale, e o presidente do Banpará, Braselino Assunção, entregam, neste sábado (9), a mais nova agência do banco, na cidade de Mocajuba, no nordeste paraense. Com mais de 30.730 habitantes, o município tem nas indústrias, agricultura e serviços os setores econômicos mais fortes. Moradores das cidades vizinhas Baião, Cametá e Moju também serão beneficiados.

O Banpará de Mocajuba é a 120ª agência existente no Estado e a 105ª presente em cidades do interior. O novo prédio recebeu investimento de R$ 350.327 e foi todo construído dentro dos padrões e requisitos de acessibilidade. Dentre os serviços a serem ofertados estão abertura de contas, produtos de investimento e serviços de crédito, além do atendimento ao público em geral.

Serviço: O Banpará de Mocajuba fica na Rua Manoel de Souza Furtado, 872, Centro.

Tags

banpará desenvolvimento econômico Economia Mocajuba Nordeste

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.