Economia
Parceria foi formalizada em cerimônia no Palácio do Governo. Banpará passará a agir como agente de desenvolvimento. (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O Banco do Estado do Pará (Banpará) vai ser parceiro do Banco da Amazônia nas operações financeiras do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) no Estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7), pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente regional do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, em reunião que formalizou a assinatura de protocolo de intenções entre as duas instituições para reunir esforços na ampliação dos investimentos do FNO no Estado.
Operado pelo Banco da Amazônia, o FNO financia crédito a projetos de pequenos, médios e grandes empreendimentos, da pequena à grande produção, nos setores de agricultura, serviço, indústria e comércio. O fundo reserva R$ 2,7 bilhões para serem investidos no Pará em 2019. Segundo Tose, a ideia é destinar um limite desse crédito ao Banpará para a geração de novos negócios importantes ao Estado. Com isso, o banco do Estado será a primeira instituição financeira a firmar parceria nesse tipo de operação.
Ainda não há data prevista para o início dos trabalhos no banco estadual, mas a documentação referente ao contrato e norma de repasse já está sendo adequada ao sistema tecnológico da instituição financeira. “É uma parceria importante que vai ajudar a ampliar o volume de financiamento do fundo no Pará, seja para pessoa física ou jurídica”, comentou o presidente.
O governador Helder Barbalho elogiou a iniciativa, afirmando que o que se espera do Banpará a partir de agora é que ele seja muito mais do que um banco que opera a folha de pagamento do Estado. “Fortaleceremos também esta ação porque acreditamos que o Banpará pode ser uma força importante em prol do desenvolvimento do Pará”.
Para o presidente do Banpará, Braselino Assunção, a parceria vai beneficiar a população do Estado em larga escala, já que o banco está presente em todas as regiões paraenses. “Levaremos todas as linhas de crédito, desde a agricultura familiar passando pelo microcrédito até o crédito mais especializado de forma que o Banpará passa a ter uma vasta linha de operação”, detalha.
Inauguração – O governador Helder Barbalho, o vice-governador, Lucio Vale, e o presidente do Banpará, Braselino Assunção, entregam, neste sábado (9), a mais nova agência do banco, na cidade de Mocajuba, no nordeste paraense. Com mais de 30.730 habitantes, o município tem nas indústrias, agricultura e serviços os setores econômicos mais fortes. Moradores das cidades vizinhas Baião, Cametá e Moju também serão beneficiados.
O Banpará de Mocajuba é a 120ª agência existente no Estado e a 105ª presente em cidades do interior. O novo prédio recebeu investimento de R$ 350.327 e foi todo construído dentro dos padrões e requisitos de acessibilidade. Dentre os serviços a serem ofertados estão abertura de contas, produtos de investimento e serviços de crédito, além do atendimento ao público em geral.
Serviço: O Banpará de Mocajuba fica na Rua Manoel de Souza Furtado, 872, Centro.
Tags
banpará desenvolvimento econômico Nordeste Mocajuba
Relacionadas
-
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
Protagonismo
Simineral reforça protagonismo da mineração paraense na FIPA 2026
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) participa da FIPA 2026, um dos principais eventos da indústria paraense, e reforça o protagonismo da mineração no desenvolvimento econ... -
Imprensa & Desenvolvimento
ACP reúne imprensa em almoço institucional e lança Prêmio de Comunicação no Pará
A Associação Comercial do Pará promoveu, na última quarta-feira (29), um almoço institucional que reuniu profissionais da imprensa paraense, entre jornalistas, comunicadores e representantes de divers... -
Desenvolvimento sustentávelMovimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica
-
Desenvolvimento sustentávelMovimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica