COMUNIDADE FIDÉLIS

“Prefeitura nas Ilhas” leva cidadania a moradores de Outeiro

O projeto “Prefeitura nas ilhas” fica de segunda-feira, 11, a quarta-feira, 13, ocorrendo sempre das 8h às 12h na Escola Estatual Colônia do Fidélis.

Na próxima segunda-feira, 11, se iniciam as ações de cidadania do projeto “Prefeitura nas ilhas”, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), que beneficiará centenas de pessoas com serviços como emissão de carteira de trabalho, palestras na área da saúde, atendimentos médicos, testes rápidos para detecção de doenças e vacinação. Será instalado, ainda, um espaço infantil e oferecidas oficinas diversas e exposições. As atividades seguem até quarta-feira, 13, ocorrendo sempre das 8h às 12h na Escola Estatual Colônia do Fidélis, na comunidade Fidélis, no distrito.

Segundo o administrador regional do Outeiro, Yan Miranda, a proposta com o projeto é aproximar os poderes públicos municipal e estatual das comunidades: “O projeto é parecido com a ação 'Prefeitura no Bairro' criada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, mas em uma versão mais simplificada. A ações visam levar serviços públicos às comunidades e ilhas do distrito, chegando até as mais distantes localidades”.

“Com essa iniciativa conseguiremos levar à população uma série de serviços médicos de várias especialidades. Essas ações são políticas do município que aproximam cada vez mais o poder público da população”, destaca Yan Miranda.

Nesta primeira edição, as atividades estarão concentradas na comunidade Fidélis. Para moradora Edilena Vieira, a população se sente feliz em ser a primeira contemplada com as ações. “A Prefeitura de Belém e a Administração Regional estão de parabéns. Nossa comunidade está feliz e se sente honrada por em receber a primeira edição do ‘Prefeitura nas ilhas’”, diz Edilena Vieira, presidente do Centro Comunitário do Fidélis.

Nos três dias de atividades, a Arout levará um grande mutirão de limpeza, com maquinários entregues recentemente pela Prefeitura de Belém ao distrito. Entre os trabalhos estão abertura de valas, capinação, roçagem, nivelamento de vias e recolhimento de entulhos.

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) também estará presente nos serviços de cidadania com voluntários do projeto “Agentes e Monitores Ambientais (AMA)”, oferecendo mudas e orientações sobre plantio. A Casa Escola da Pesca (Cepa) instalará um estande para degustação de alimentos derivados do peixe que são produzidos pelos alunos em oficinas.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Outeiro oferecerá serviços de Assistência Social visando principalmente o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Profissionais da Unidade Municipal de Saúde de Outeiro (UMS) apresentarão palestras na área da saúde e farão atendimentos médicos, testes rápidos e vacinação. A Clínica São Lucas estará avaliando e agendando paciente para cirurgias oftalmológicas.

O Conselho Tutelar de Outeiro, o Juizado da Vara da Infância e da Juventude de Icoaraci e a Defensoria Pública do Estado levarão orientação jurídica e promoverão roda de conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, os moradores terão acesso a atividades educativas e preventivas acerca da garantia de direitos da criança e do adolescente. O projeto “Pai Presente”, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) levará os serviços de reconhecimento voluntário de paternidade e agendamento de exame de DNA.

Policiais do 26º Batalhão de Policia Militar do Estado (BPM) darão orientações e palestras sobre prevenção e combate às drogas e à violência aos jovens da comunidade.

Tags

ação de cidadania arout

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.