Semas

Técnicos participam de curso em segurança de barragens em BSB

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está participando, em Brasília, do curso em Segurança de Barragens promovido pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap). A Semas está representada pelo engenheiro civil Alexander Rocha, integrante da Gerência de Licenciamento de Projetos Minerais Metálicos, e pela bióloga Solange Luz, da Diretoria de Fiscalização.

Os temas tratados durante a capacitação envolvem a segurança de barragens na mineração – em sistema de energia elétrica e de usos múltiplos; os tipos de manutenção de barragens – preditiva, preventiva e a corretiva; os riscos – em suas probabilidades e consequências; entre outros assuntos de interesse público.

Os principais tópicos apresentados no curso giram em torno dos aspectos legais dos barramentos e acidentes com barragens, além de anomalias, inspeções visuais e elaboração de relatórios de inspeção regular.

A intenção é a aplicação dos métodos e técnicas na atividade de supervisão, em percurso nas estruturas das barragens, para atestar as condições de segurança dessas contenções. Para o engenheiro Alexander Rocha, “o curso contribui com a qualificação de técnicos da Semas, responsáveis por vistoriar barragens licenciadas pelo Estado”, avalia.

O secretário adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Rodolfo Z. Bastos, explica que órgão conseguiu inscrever os dois servidores no curso, inicialmente voltado apenas para funcionários federais, mas devido à importância deste tipo de conhecimento na equipe técnica estadual, as vagas foram concedidas aos profissionais paraenses.

Este ano, servidores da Semas já participaram de um curso de capacitação em barragens em Belém, quando foram tratados tipos, classificação, análise de estabilidade e fiscalização entre os conhecimentos repassados aos participantes.

O curso foi resultado de convênio firmado com a Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e foi iniciado em 22 de janeiro – antes do rompimento da barragem no município de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, que ocorreu no dia 25 de janeiro.

Tags

SEMAS

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder