Desenvolvimento

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Iran Lima, recebeu o prefeito de Marituba, Mário Filho (PSD) e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codim), Edmilson Campos, em reunião solicitada pela comitiva municipal, para a retomada das tratativas sobre a criação do parque industrial do município de Marituba. A reunião aconteceu nesta terça-feira (19), na sede da Sedeme, em Belém.
O polo já tem área selecionada, será no quilômetro dois da PA-150, localizada próxima ao posto do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual da Alça Viária, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O encontro contribuiu para atualizar as informações entre Estado e o município sobre o andamento do futuro empreendimento industrial.
O secretário Iran Lima avaliou a criação do parque industrial de Marituba na RMB, como um dos mais estratégicos, favorecendo os empreendimentos industriais tanto no quesito logística, quanto em mobilidade urbana. “Queremos acelerar o apoio institucional do governo estadual à iniciativa”, afirmou Iran Lima, referindo-se ao indispensável envolvimento da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que junto com a Codim, de Marituba, estarão responsáveis em deslanchar a iniciativa do parque, que será um fomento ao setor produtivo.
De acordo com o prefeito Mário Filho, a Prefeitura de Marituba já contabiliza 64 cartas de intenções de empresas e indústrias interessadas em se instalar no novo distrito industrial. “O local é especial, interessante, porque de lá é possível escoar a produção pelas vias rodoviária e hidroviária; onde se está a um passo do município de Barcarena e toda sua estrutura de porto industrial”, comentou Mário Filho.
Ele recordou que a implantação do parque industrial é um sonho de duas décadas do município e que agora começa a se consolidar. “Não tivemos como avançar em 2018 por ser um ano eleitoral. Temos os mapas, as plantas técnicas e o projeto do parque prontos, estávamos só esperando o começo do novo governo (estadual) para tornar nosso projeto realidade. Estamos na reta final e viemos pedir o apoio do secretário para que tudo prospere para tocar a obra”, afirmou o prefeito.
Segundo o presidente da Codim, Edmilson Campos, o futuro parque industrial será divido em polos distintos. O primeiro será o logístico, concentrando empresas transportadoras, o que deve desafogar o tráfego de veículos pesados na entrada na e saída da capital paraense. O espaço terá ainda outros três polos: o moveleiro, o de confecções e o de produtos naturais.
“No polo moveleiro temos como trabalhar com MDF, HDF, todas madeiras certificadas. Já o de confecções tem forte tradição local e o de produtos naturais dará destaque para os nossos recursos naturais a partir das indústrias do cacau, da castanha do Pará, do açaí, do dendê e de perfumes”, finalizou Edmilson Campos.
Tags
sedeme
Relacionadas
-
São José Liberto
2º Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias será em clima de Arraial dos Namorados
-
Oportunidades
Pará articula missão oficial à China com foco em investimentos
-
Mini Festival
Produtores expõem flores, chocolates e joias para as mães
Começou no Polo Joalheiro São José Liberto o mini festival que oferece flores, chocolates e joias como sugestão de presente para o dia das mães, comemorado no domingo (12). O trio de produtos que reún... -
Articulação
Ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais são discutidas na Sedeme
-
Eventos
Polo Joalheiro terá mini edição do Festival de Chocolates Flores e Joias da Amazônia
-
Economia
Governo quer desburocratizar atividade das micros e pequenas empresas
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.