Previsão do tempo

Fim de semana será de dias chuvosos e maré alta no Pará

O fim de semana dos dias 23 e 24 de fevereiro promete ser de chuva e maré alta em todo o Pará, segundo a previsão do tempo anunciada nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A intensidade maior será sentida por moradores da região sudeste, sudoeste e áreas litorâneas do nordeste e do Marajó, onde os volumes de chuvas devem ser maiores.

O Centro Integrado de Monitoramento Ambiental e a Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas (Dimeh), que produz o boletim meteorológico, também divulga os horários das marés na cidade de Belém; nas praias de água doce da ilha de Mosqueiro; e nos balneários do município de Salinópolis.

O meteorologista Saulo Carvalho, diretor da Dimeh, explica que as ocorrências de marés muito altas ocorridas nas praias de Salinópolis e nas ilhas de Algodoal e de Mosqueiro, registradas na quarta-feira (20), foram motivadas pelo fenômeno astronômico chamado Perigeu – quando a órbita da lua fica mais próxima da Terra.

Nestes casos, a lua exerce uma atração gravitacional maior do que a normal sobre a superfície aquática do planeta. “Mas a tendência é que marés com essas proporções não se repitam no fim de semana”, prevê.

Tempo e clima – Na Região Metropolitana de Belém, o sábado estará nublado pela manhã, com previsão de chuva intervalada à tarde, e céu nublado à noite. No domingo devem ocorrer chuvas isoladas no final da manhã, com chuvas e trovoadas de tarde e noite nublada. Os termômetros vão registrar entre 23º e 32º.

No nordeste do Pará, nos próximos dias, haverá predomínio de céu nublado, com previsão de chuva na parte litorânea. No restante da região, o sábado e o domingo serão nublados pela manhã, com chuvas e trovoadas à tarde. As temperaturas vão oscilar de 22º a 31º no município de Garrafão do Norte.

Marés – As marés em Belém vão alcançar o nível mais alto de 3,5 metros no sábado, à 1h56 e às 14h15. No domingo, a altura da maré será de 3,4 metros às 2h17 e às 14h15. Nas praias de Mosqueiro, a maré alta vai atingir 3,6 metros no sábado, à 1h12 e às 13h21. No domingo, a altura será de 3,5 metros no horário de 1h43 e 14h01.

Nas praias de Salinas, a preamar vai chegar 5 metros de altura às 10h21, e 4,8 metros às 22h43, no sábado; no domingo, chegará a 4,8 metros às 11h01 e 4,4 metros às 23h27.

Tags

SEMAS

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder