TERCEIRA ESCOLA





Foto: Oswaldo Forte
Um desfile utilizando máscaras dos mais variados formatos e cores e em tom de brincadeira. Assim foi o desfile da Grêmio Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar, a terceira escola a passar pela passarela da Aldeia Amazônica. Com o enredo “Charivari - Pantagruel, Gargântua e o Papagaio Contra o Demônio Azul”, a escola buscou ecos dos carnavais tradicionais, como o de Veneza, na Itália.
A Deixa Falar é uma escola do bairro da Cidade Velha, que levou para a avenida 800 integrantes em nove alas e três carros alegóricos. O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira estava vestido como autênticos participantes do carnaval veneziano.
A comissão de frente chamou bastante atenção porque os passistas usavam figurinos em tons de azul claro, carregando grandes leques e cadeiras, onde se sentavam e faziam as coreografias ensaiadas.
No segundo carro alegórico, brincantes utilizaram máscaras aos moldes das usadas na série televisiva “La Casa de Papel”, e a Ala das Baianas utilizou as tradicionais mantilhas de rendas e leques espanhóis.
A dona Engracia Andrade, 66 anos, ganhou um espaço privilegiado para assistir à passagem das escolas. “Minha amiga fez o convite para assistir os desfiles aqui na porta da casa dela, e eu adorei a ideia, porque além de me sentir a vontade, a segurança está muito boa”, elogiou o evento e a presença dos Guardas Municipais de Belém que estão garantindo a ordem no local.
Uma sequência de alas remetia a frutas como caju, uvas e abacaxis. Já a bateria trouxe como adereço cabeças de cavalos, como adorno.
Um detalhe que agradou ao público foi que no time de puxadores de samba enredo estavam quatro cantoras, que encantaram pela voz potente, junto com seus parceiros do time masculino.