MADE IN BARCARENA








Foto: Tássia Barros - Comus
O atual campeão do Carnaval de Belém, o Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, entrou na Aldeia Amazônica levando o samba-enredo “Made in Barcarena – Eu canto o encanto do teu universo” buscando mais um título para a escola do bairro do Jurunas.
Nem a chuva desanimou os mais de dois mil brincantes, que trouxeram fantasias coloridas e abrilhantaram o desfile da escola de samba mais antiga de Belém. A comissão de frente veio falando dos ancestrais que habitaram o município de Barcarena, no nordeste paraense, todos vestidos de índios eles encenaram se esconder em alegorias que lembravam uma oca. Uma coreografia bem ensaiada que animou e empolgou todos os que assistiram o desfile.
"Eu tô muito feliz de ver a escola do meu bairro. A animação tá lá em cima para ver o Rancho na avenida. Eu acompanho e torço desde pequena", contou animada Maria José Peche, 45 anos.
O Rancho levou para a avenida três carros alegóricos. O segundo carro, homenageando o mestre Vieira, trouxe uma escultura gigante do mestre e criador da guitarrada.
A ala das baianas levou para a avenida as cores da fruta que é símbolo da cidade, o abacaxi. A sexta ala do Rancho mostrou as belezas naturais de Barcarena, as praias. Os brincantes levaram alegorias com o sol como parte da fantasia.
Um dos momentos de vibração do público foi a tradicional e esperada “paradinha da bateria”, que trouxe como madrinha, Valesca Furacão. “Venho representando a Deusa da Tempestade. Esse ano, em especial, estou muito orgulhosa da minha escola e emocionada por estar à frente da bateria. São oito anos de Rancho, oito anos de amor", completa Furacão, como gosta de ser chamada.
A saudade de Félix Carlos Lopes, vice presidente da escola de samba, morto em janeiro deste ano, não foi esquecida pelos representantes do Rancho. “A emoção é indescritível. Nós perdemos dois parceiros, a saudade fica e estamos aqui por eles, sei que estão felizes vendo a escola passar”, diz o carnavalesco Jango Vidal.
“O Rancho sempre vai ser protagonista dessa história e hoje nós estamos cumprindo o nosso papel. Estamos aqui para sermos campeões”, finaliza o presidente do Rancho, Fernando Guga.
*Com colaboração de Laiana Melissa e Jamyla Magno