CAPACITAÇÃO



Foto: Talison Lima - Ascom Arout
Moradores da ilha de Caratateua trocaram a folia do carnaval por novos aprendizados, participando do curso “Empreendedorismo”, ofertado pela Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Outeiro, em parceira com o Fundo Ver-o-Sol, no último sábado, 23.
A iniciativa teve o intuito de levar novos conhecimentos sobre registro e emissão do Microempreendedor Individual (Mei), criação do próprio negócio e também atuar na prevenção e redução da vulnerabilidade social de pessoas que recebem benefícios sociais. Cerca de 50 pessoas participaram do curso, ministrado por Ricardo Antunes, do Fundo Ver-o-Sol, e que foi realizado na sede da Fundação Escola Bosque (Funbosque), em Outeiro, distrito de Belém.
“Nosso objetivo é atuar na prevenção e redução da vulnerabilidade social em Outeiro, e o principal intuito da capacitação foi fomentar a autônima de pessoas que recebem benefícios sociais e outros que acessam o Cras”, destacou Felipe Gonçalves, coordenador do Cras - Outeiro.
Temas - Uma das temáticas abordadas durante a capacitação foi a criação do plano de negócios. Márcia Silva, 36 anos, sentada em uma das carteiras na fileira da frente, a moradora atenta anotava as orientações. “É bom prestar a atenção”, brincou.
Márcia, assim como muitos belenenses, está desempregada e aproveitou a capacitação gratuita. “Há um tempo eu tinha um pequeno comércio em frente de casa, mas por não saber administrá-lo, acabou não dando certo. Aqui na capacitação aprendemos sobre vários processos que até então eram desconhecidos, por mim e pelos colegas. Aprendi muito e estou motivada a abrir meu negócio e conquistar mais independência financeira”, disse.
Buscando informações sobre como solicitar a emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal, que oferece gratuidade em ônibus interestadual e descontos na entrada de eventos culturais, Renan Cavalcante, 21 anos, aproveitou e também se inscreveu na capacitação. “Eu buscava informações e encontrei um anúncio informado sobre a capacitação. Esses cursos são importantes para a comunidade que precisa deles e vai enriquecer os currículos de cada um. Além disso, mostra uma visão de mercado aos que desejam abrir o próprio negocio”, opinou Renan.
Durante a capacitação foram apresentadas as características de empreendedores de sucesso. “Conseguimos promover mais uma capacitação por meio da Prefeitura de Belém, que trouxe um olhar direcionado para a importância de se tornar microempreendedor individual e formalizar as atividades comerciais na ilha. Durante a capacitação foram mostradas as características de perfil de um empreendedor”, detalhou Kadmiel Pacífico, coordenador do Fundo Ver-o-Sol.