OPORTUNIDADE

Combel realiza oficina de materiais recicláveis, conscientiza e empodera mulheres

Durante uma semana, no Mercado de Carne Francisco Bolonha, a Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), promoveu uma oficina de reutilização de materiais recicláveis, na qual as participantes aprenderam a transformar esses objetos em peças criativas e assim complementar a renda familiar. A oficina começou na terça, dia 19, e termina nesta quarta-feira, dia 27.

O objetivo das oficinas de 2019 é a reutilização de materiais recicláveis, conscientizando as mulheres que tudo aquilo que é descartado pode ser reaproveitado. Lançando a temática “Empoderadas e Conscientes: Do Lixo ao Luxo”, garrafas, caixas de sapato, de leite líquido, potes de margarina, CDs, rolos de papel e muitos outros materiais foram utilizados nas oficinas.

Edna Tavares, advogada da Combel, explica a importância de reaproveitar esses materiais, contribuindo para a limpeza do município e ainda proporcionar uma fonte de renda às mulheres. “Tem sido uma temática a vencer pelo poder público, e diante disso, estamos aderindo a esse desafio, conscientizando essas mulheres para que possamos utilizar esse material em proveito delas, gerando uma fonte de renda”, comentou.

Oficina - A artesã Andiara Vilas Boas foi quem ministrou a oficina. Há 10 anos, ela trabalha com artesanato, com o qual complementa a renda familiar e ajuda nas despesas do curso de Odontologia da filha mais nova. Ela comentou sobre a importância da oficina para as mulheres: “Esse trabalho é voltado principalmente para as mulheres que não têm uma renda. Podemos assim ajudar a colocar essas pessoas no mercado de trabalho, trazê-las para a sociedade e aumentar a autoestima delas”.

A pensionista Maria da Conceição, de 65 anos, participou da oficina durante toda a semana, avaliando positivamente e que pretende continuar com o que aprendeu. “Eu achei muito maravilhoso. A Prefeitura de Belém teve uma ótima ideia de criar esse projeto e assim ajudar muita gente. Quero continuar a fazer esses cursos, trabalhando com recicláveis e complementar a minha renda familiar”, disse a participante.

Durante a semana da oficina, cerca de 150 peças foram confeccionadas, que serão expostas no auditório do Mercado de Carne, no dia 8 de março, em alusão ao Dia da Internacional da Mulher.

A coordenadora da Combel, Noeme Barbosa, está com uma boa expectativa para a exposição das peças. “As pessoas que vierem à exposição, comprando as peças, vão ajudar ao meio ambiente e a essas mulheres. Quem vier vai ter outro olhar sobre os materiais, vendo que o material reciclável pode ter qualidade e ser rentável”, celebrou a coordenadora.

A oficina faz parte do projeto Mulheres Superando Adversidades (Musa), que trabalha com mulheres de baixa renda e que sofreram algum tipo de violência, objetivando o empoderamento e a melhora da autoestima delas, com cursos e palestras.

Serviço:

A exposição e venda das peças produzidas na oficina de material reciclável será no dia 8 de março (sexta-feira), no auditório do Mercado de Carne, no Ver-o-Peso, a partir das 9 horas. Promoção da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). Entrada gratuita.

Tags

combel mulheres

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder