PESQUISA

Belém é a segunda capital que mais gera empregos para jovens na região Norte

Um convênio firmado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), realizou uma pesquisa apontando que Belém é a segunda capital que mais emprega jovens aprendizes na região Norte. A primeira capital citada na pesquisa é Manaus (AM).

Segundo dados da pesquisa que realizou o balanço das contratações de jovens aprendizes, os setores de serviço e comércio lideraram a lista dos que mais ofertaram vagas entre janeiro e novembro de 2018, levando, junto com outras áreas de trabalho, a capital paraense a contratar mais de 3 mil jovens aprendizes.

Os setores que mais admitiram jovens foram os de serviços, atingindo 1.490 pessoas, seguido do setor de comércio, que contratou 1.167 pessoas. A construção civil contratou 254 pessoas, a indústria de transformação 235 e os setores de indústria e utilidade pública teve contratação de 40 pessoas.

Em 2018, a Prefeitura de Belém foi responsável por contratar 550 jovens para o mercado formal, colaborando para o crescimento de 11,88% na geração de emprego para aprendizes na capital paraense, no comparativo com o ano de 2017.

Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador da Prefeitura de Belém, disse que os serviços prestados pelo órgão são de muita importância para esse saldo positivo. “Nós buscamos qualificar a população para que tenha mais chances quando vai para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos profissionalizantes, intermediação de mão de obra, que é a captura de vagas nas empresas para disponibilizar aos trabalhadores cadastrados no nosso sistema, de acordo com o perfil que a empresa pede. E também emitimos carteira de trabalho”, explicou.  

O jovem Anderson Takemura, de 22 anos, foi um dos contratados no ano passado, para uma loja de departamentos em Belém. “O Portal do Trabalhador é muito bom para quem está em busca de emprego. As pessoas ficam sabendo de vagas em áreas que talvez nem pensassem em trabalhar, mas começam a enxergar como boa possibilidade. O acesso a essas oportunidades ficam bem mais fáceis com essa ponte que a Prefeitura faz, através do Portal”, destacou.

Parcerias - Para o ano de 2019 o Portal do Trabalhador já firmou parceria com várias empresas. Na última semana, foi realizada uma capacitação para cerca de 40 jovens que buscavam emprego em uma das farmácias da rede Drogasil, já instalada em Belém. Os jovens foram selecionados por meio do site do Portal do Trabalhador.

“Temos parcerias com o restaurante Madero, que está chegando agora à capital paraense; com a Conecta, empresa que trabalha na área de telecomunicações e fibra ótica, além da Drogasil, na área farmacêutica”, detalhou o coordenador Gilvan dos Anjos.

Até março, serão pré-selecionados e treinados mais de 160 jovens, priorizando os assistidos pela Fundação Papa João Paulo XIII, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e os residentes nas ilhas do município.  

O jovem Lucas Otávio da Silva, de 22 anos, se cadastrou este ano no Portal do Trabalhador e já foi chamado para uma seleção de emprego, na semana passada. “Vou fazer uma prova, depois uma entrevista e espero passar e ter um emprego formal”, disse, confiante.

Tags

portal do trabalhador secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder