Micro e pequenas empresas

Sedeme participa de reunião de Fórum Nacional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) acompanhou, por meio de videoconferência em sua sede, em Belém, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). O órgão estadual mobilizou as 17 instituições que integram o Fórum das Micros e Pequenas Empresas do Pará (Femepe), que também puderam acompanhar o encontro, realizado em Brasília, pela Secretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato.

O órgão federal, ligado à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – é uma das sete secretarias especiais que agora compõem o Ministério da Economia, que por sua vez, reúne os antigos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, além de absorver boa parte das funções do Ministério do Trabalho.

Baixa burocracia, mais crédito, com acesso fácil e taxa competitiva, são metas a serem alcançadas pelo FPMPE, de acordo com o subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, José Ricardo Veiga. Ele representou o titular da pasta, Caio Megale, e conduziu o encontro no Distrito Federal.

Expressões como desburocratização, desregulamentação, simplificação legislativa e a desoneração foram recorrentes. Diversos tópicos foram discutidos, a exemplo da necessidade de os empreendedores investirem fortemente em capacitação, inovação e na mútua colaboração, com foco no fortalecimento e desenvolvimento das pequenas empresas.

Por mais de três horas, os dirigentes da nova secretaria do Ministério da Economia apresentaram a estrutura do órgão em questão, do novo FPMPE e de todos os Comitês Temáticos que têm novos membros, em razão da mudança de governo em nível federal.

No Pará, o secretário Iran Lima preside o Femepe, que funciona como uma espécie de caixa de ressonância para as políticas públicas do governo federal. É ele que capta as demandas do empresariado local e suas expectativas para o setor e atua em rede para assegurar apoio e iniciativas que destravem eventuais gargalos no âmbito das pequenas empresas.

O diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS) da Sedeme, Francisco Pantoja, participando diretamente da videoconferência, informou a todos em Belém e em Brasília que o Fórum estadual também terá nova composição de membros, em virtude da mudança de equipe no Executivo paraense.

“Contem com o Fórum estadual como parceiro. Estamos nos reorganizando para iniciarmos os trabalhos, pois com a renovação no Executivo estadual e em todo o secretariado, teremos novos membros no Fórum’’, destacou Francisco Pantoja, na presença de técnicos das secretarias estaduais da Fazenda (Sefa), de Administração (Sead), bem como de profissionais do Conselho Regional de Contabilidade e do Sebrae Pará, que têm assento no Fórum estadual e acompanharam a videoconferência. 

Tags

sedeme

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder