DIVERSÃO

Centros de Assistência da Prefeitura de Belém levam programação de Carnaval aos usuários

Para proporcionar momentos de lazer e integração para os atendidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) - São Brás, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), realizou uma programação carnavalesca oferecendo várias atividades pedagógicas, na manhã desta sexta-feira, 1º.

Mais de 30 assistidos pelo Centro Pop - São Brás participaram de diversas brincadeiras, como dança das cadeiras, pintura, concursos de dança e fantasia. Máscaras, confetes, serpentina e outros adereços carnavalescos coloriram a atividade dos assistidos.

A jovem Mel Lorrane Silva, de 20 anos, era só sorrisos. Brincou, dançou e cantou. Ela mora na rua há dois anos e frequenta diariamente o Centro Pop de São Brás, participando de todas as atividades desenvolvidas. “Eu gosto daqui, é muito animado e divertido. Consigo esquecer meus problemas e o perigo da rua. Aqui recebo assistência médica, café da manhã, já consegui até tirar meus documentos”, contou.

Dentre os serviços assistenciais oferecidos pelo Centro estão os cuidados com a higiene e alimentação, além de triagem (para identificar as necessidades), investigação social (cadastro e entrevista), encaminhamento para a rede de Proteção Social e de Saúde, emissão de documentos e vivências e oficinas para fortalecimento de vínculos.

De acordo com a coordenadora do Centro Pop - São Brás, Caroline Ribeiro, esse tipo de programação fortalece o vínculo da instituição com os que a frequentam. “Nós trazemos para eles um resgate de vínculo, envolvendo-os em cada detalhe da programação. Desde a idealização até a confecção dos adereços, fazendo com que eles se socializem”, explicou.

CarnaCras - Durante a semana que antecedeu os dias de Carnaval, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram o evento “Carnacras”, com várias programações voltadas para os usuários desses centros. No Cras-Bengui, a folia levou as crianças, jovens e idosos para um bailinho carnavalesco.

No Cras-Terra Firme, o tema da programação foi “Bloco sem sujeira” que aproveitou a atividade para conscientizar e ensinar às crianças sobre importância de descartar o lixo corretamente.

O Cras de Mosqueiro e o do bairro do Aurá realizaram um “Arrastão Carnavalesco” com o tema “Lixo zero. Quero luxo e não lixo”, saindo pelas ruas próximas aos dois locais.  

 

Tags

assistência social funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder