CARNAVAL NAS ILHAS

Prefeitura de Belém leva programação de Carnaval ao distrito de Icoaraci

A sirene tocou com o sinal do início das apresentações dos blocos carnavalescos e escolas de samba dos distritos de Belém. Nesta sexta-feira, 01, Icoaraci foi o primeiro a receber a programação do Carnaval Oficial de Belém, organizado pela Prefeitura Municipal. Em Icoaraci, o evento foi promovido pela Agência Distrital (Adic) e Fundação Cultural do Município (Fumbel). Milhares de famílias da Vila Sorriso prestigiaram os desfiles durante a noite, que teve a participação das escolas Boêmio da Vila, Unidos da Baixada e Canal 19, além dos blocos Unidos do Paracuri, Tradição da Vila, Gaviões da Vila, Vila Izabel, Unidos da São Roque e Mocidade Independente.

De acordo com a organização da programação, aproximadamente 7 mil pessoas participaram dos desfiles. “Não foi fácil, mas com muito esforço, trabalho e compromisso com os moradores de Icoaraci, a Prefeitura de Belém está proporcionando um lindo festejo cultural para nossa população”, destacou Edson Silva, Agente Distrital de Icoaraci.

Com vista privilegiada, a família Ripardo acompanhou toda a programação de camarote. Há mais de 30 anos, dona Grasiela Ripardo, assiste aos desfiles e se diverte. “Nossa família é movida por alegria e diversão. Aqui em casa, meu filhos, netos, bisnetos e amigos, prestigiamos os carnavais. E por mais de 30 anos ficamos sorrindo e cantando os enredos dos blocos e escolas de samba”, disse a aposentada. A pedagoga Elana Ripardo, 22, acompanha o Carnaval há quatro anos e para ela, a cada nova edição, é uma emoção diferente. “Sempre nos reunimos aqui em frente de casa. Percebemos que os carnavais estão ficando cada vez mais organizados e seguros. Sem dúvidas, esse é o melhor Carnaval que Icoaraci já recebeu”, disse.

Com muita disposição, o aposentado Daniel Teixeira, 85, deu um show na avenida do samba. “Tudo isso é muito importante para mim. Desde muito jovem participo do Carnaval de Icoaraci. Estar na avenida, desfilando, é motivo de orgulho”, disse o folião do Unidos da Baixada.

Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Defesa Civil esteve presente durante toda a noite. Cristine Oliveira, uma das voluntárias do órgão, comentou sobre o trabalho. “Há dois anos que participo da Defesa Civil, e sinto um prazer enorme em poder ajudar as pessoas e, mais importante ainda, é poder realizar trabalhos preventivos”, disse.

Resguardando crianças e jovens, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci em parceria com o Conselho Tutelar de Outeiro, fiscalizaram o evento.

Durante o percurso dos blocos e escolas de samba, duas estruturas de palco, um estande de atendimento médico e duas arquibancadas com capacidade para 600 pessoas, foram montadas pela Prefeitura de Belém. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) instalou 20 projetores de iluminação na rua. Banheiros químicos também foram distribuídos pelo trajeto da programação, que teve entrada gratuita.

A equipe da Guarda Municipal também esteve no distrito com 50 agentes de segurança e quatro viaturas. Houve ainda o trabalho de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Nosso evento foi tranquilo e de paz. Não foi registrada nenhuma ocorrência de segurança ou saúde. Os blocos e escolas estão de parabéns por somarem com a Prefeitura neste grande festejo”, completou o titular da Adic, Edson Silva.

Tags

adic Carnaval2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder