ILHA DE MOSQUEIRO










Foto: Tássia Barros - Comus
A alegria, harmonia e diversão dominaram a Ilha de Mosqueiro neste domingo, 03, no desfile das escolas de samba, programação que fez parte do Carnaval Oficial dos Distritos de Belém. A noite contou com a apresentação das agremiações Império do Samba do Aeroporto, Universidade do Samba de Mosqueiro “Unisam”, Universidade de Samba Piratas da Ilha e Escola de Samba Peles Vermelha.
O evento foi realizado na rua Camilo Salgado, bairro do Aeroporto, e a escolha do local foi elogiada pelo público. “Foi ótimo os desfiles serem transferidos para cá, pelo espaço maior que temos aqui na rua do Aeroporto”, disse Lea Almeida, de 64 anos, que assistia as apresentações das escolas de perto. “Eu e meu marido fomos presidentes da Universidade de Samba Piratas da Ilha por doze anos, acompanhei o ensaio geral de sexta-feira e foi maravilhoso. Nossas escolas trazem muita alegria e muita harmonia pro Carnaval”, acrescentou.
Manoel Benites, coordenador de eventos da Agência Distrital de Mosqueiro explica que levar o desfile para a rua do Aeroporto veio da necessidade de as escolas terem um desfile mais técnico. “Do ano passado para cá as escolas evoluíram muito quanto Carnaval, hoje, requerem o melhor espaço e elas têm se preparado para isso. A nossa alegria é que as escolas de samba do Mosqueiro foram todas criadas aqui, é uma festa voltada para o Mosqueirense”, esclarece.
E as emoções foram fortes para quem desfilou na avenida. “Antes de desfilar a gente sempre fica um pouco nervosa, mas tivemos uma longa preparação com ensaios há quase um ano, nós nos unimos para fazer o melhor junto com toda a escola. Já faz oito anos que eu saio na frente da bateria, e isso sempre me emociona”, contou Cristina Soueiro, rainha de bateria da Piratas da Ilha.
Os enredos apresentaram Mosqueiro e suas tradições, como foi o caso da Unisam. Líria, que desfilou pela escola, conta que veio representando a sinházinha, mostrando um pouco da religiosidade do Mosqueirense, valorizando a cultura e lendas locais, tão importantes para os moradores. Como a própria escola cantou “te amo Mosqueiro, meu lugar”.
Para garantir a proteção da população durante a festa, foram deslocados para o distrito, 25 agentes, em quatro viaturas e duas motos. “Nós trabalhamos como prefeitura para ter um bom carnaval, principalmente preocupados com a segurança”, esclarece Manoel. A programação teve entrada gratuita.