ILHA DE CARATATEUA

Criatividade, emoção e folia marcam encerramento do Carnaval de Outeiro

Na noite desta terça-feira, 05, o estacionamento da Praia do Amor, tornou-se uma grande passarela do samba e o clima de Carnaval tomou conta dos blocos carnavalescos e escolas da samba que se apresentaram na ilha de Caratateua. Coreografias, confetes, fantasias e muita alegria marcaram o encerramento do desfile oficial do Carnaval organizado pela Prefeitura de Belém. No distrito, a programação foi organizada pela Administração Regional do Outeiro (Arout) e Fundação Cultural do Município (Fumbel). Cerca de 5 mil pessoas, entre moradores e visitantes de Outeiro, acompanharam a programação.

“É a primeira vez que participo do Carnaval de Outeiro e nossa expectativa foi superada. Conseguimos mudar o local da realização do evento e trouxemos para uma área melhor e ampla, com isso, oferecemos mais conforto aos brincantes dos blocos e escolas de samba e, também, para o público que veio prestigiar o nosso evento”, pontuou Yan Miranda, administrador regional do Outeiro.

Iniciando as apresentações da noite, o bloco carnavalesco “Caravana Imperial” levou alegorias e performances teatrais do Brasil Imperial, fazendo jus ao nome. Nazaré Castro, 50, esbanjando sorriso, cantava as músicas e tentava acompanhar cada coreografia. “O Carnaval aqui na ilha está bem mais organizado e seguro, percebemos a movimentação de guardas municipais e policiais. Tudo isso traz mais tranquilidade para os brincantes e público”, elogiou a moradora.

A chuva da madrugada não espantou ninguém. “Evento muito bom e agradável. Apesar da chuva estamos curtindo as apresentações do carnaval em família”, disse Milca Paz, que aproveitou cada minuto do desfile.

Com muitas histórias de Carnaval para contar, Amilton Moreira, 70, conta que já participou de 56 edições de Carnaval por todo Brasil, e este ano escolheu a capital paraense. “Amo carnaval e já participo desde muito cedo. Neste ano escolhi passar a semana em Outeiro e me surpreendi com a animação dos colegas brincantes”, contou.

Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Defesa Civil esteve presente com 25 voluntários. Resguardando crianças e jovens, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci em parceria com o Conselho Tutelar de Outeiro, fiscalizaram o evento.

A equipe da Guarda Municipal também esteve no distrito com 60 agentes de segurança e quatro viaturas. Houve ainda o trabalho de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Secretaria de Saneamento (Sesan), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Durante o percurso dos blocos e escolas de samba, duas estruturas de palco, um estande de atendimento médico e duas arquibancadas com capacidade para 600 pessoas, foram montadas pela Prefeitura de Belém. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) instalou 30 projetores de iluminação na rua. Banheiros químicos também foram distribuídos pelo trajeto da programação.

Tags

arout Carnaval2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder