SAÚDE

Prefeitura entrega hospital de retaguarda para rede de urgência e emergência do município

O Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, inaugurado nesta sexta-feira, 8, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saúde (Sesma), já começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 11, com a transferência de toda a equipe de profissionais de saúde que atuavam no Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira (Guamá) para o novo hospital. A equipe atuará no Dom Vicente Zico até o novo PSM Guamá ficar pronto e ampliado para 96 leitos.

Com a presença de autoridades, lideranças políticas, funcionários da prefeitura e sociedade em geral, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, inaugurou o hospital e fez questão de visitar todas as salas do novo espaço. Para ele, é uma grande satisfação entregar mais um investimento em saúde no Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e com o nome de uma grande personalidade para a capital, o falecido arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico.

“Neste hospital foi feito reforma, ampliação com a UTI, instalação de novos equipamentos, nova estrutura de gases, novos elevadores e acessibilidade. Nós encontramos a saúde municipal com mau histórico e graves problemas, que têm sido resolvidos a cada nova entrega de equipamentos de saúde que temos feito, mostrando que vamos além do discurso, investindo recursos para o bem da população”, destacou o prefeito. 

Suporte - Para a diretora do novo hospital, Iracilda Pinheiro, o novo local não é um “hospital de portas abertas” e será um importante suporte para a rede de urgência e emergência no município, ampliando o atendimento de pacientes que necessitem de procedimentos de baixa e média complexidade, que derem entrada pelo Pronto Socorro Mário Pinotti (PSM da 14 de Março) ou pelas três UPAs (Icoaraci, Terra Firme e Sacramenta). Segundo ela, serão possíveis cirurgias como a de retirada de apêndice e laparotomia (abdômen em processo inflamatório). 

“É um avanço enorme abrir esse espaço, que acolherá a equipe profissional do PSM Guamá, enquanto aquele pronto socorro é reformado. Aqui toda a equipe prezará pelo atendimento humanizado e respeitoso, pautado em protocolos hospitalares que já são utilizados na saúde municipal. O diferencial do hospital é a estruturação nova pensada para ele e a equipe, que receberá capacitação e treinamentos constantes”, detalhou a diretora. 

Com toda uma nova estrutura e equipado com aparelhos modernos, o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico conta com 60 leitos de internação; nove leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo um de isolamento; um bloco cirúrgico, com duas salas cirúrgicas, além de consultórios, postos de enfermagem e enfermarias e especialidades como clínica médica, traumatologia e pós-cirúrgico. 

O hospital conta ainda com área administrativa, recursos humanos, refeitório, vestiário e infraestrutura de segurança, além de elevadores e rampas de acessibilidade. Este é quarto hospital que o município passa a contar. 

Ampliação - A secretária de saúde em exercício, Carmem Célia Pinheiro, ressaltou o quanto a atual gestão tem se empenhado para investir na política de saúde do município. “Nestes sete anos da atual gestão já foram entregues 82 unidades de saúde reformadas e aparelhadas, 10 casas especializadas, reforma da UPA Icoaraci, construção das UPAs da Sacramenta e da Terra Firme, reforma do Hospital Geral de Mosqueiro e do Pronto Socorro Mario Pinotti”, relembrou a secretária.                   

O investimento da administração municipal, por meio Sesma, foi de cerca de R$ 600 mil na reforma, revitalização, ampliação do hospital, além da aquisição de equipamentos. O novo espaço partiu da reconstrução do prédio que abrigava o antigo Hospital Samaritano, adquirido pela Sesma, juntamente com o Governo do Estado, em 2016.

O Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico fica localizado na travessa Lomas Valentinas, esquina com avenida João Paulo II, no bairro do Marco.


Tags

saude sesma