Recursos federais




Foto: Marco Santos / Ag. Pará
A população do município de Viseu, no nordeste do Pará, já dispõe de todos os benefícios de uma feira nova. Neste sábado (09), o governador do Pará, Helder Barbalho, esteve na sede municipal participando da inauguração da obra de ampliação da Feira Municipal Ramiro Azevedo Viana, executada com recursos liberados pelo Ministério da Integração Nacional, quando Helder Barbalho era o titular da pasta.
Para a feirante Regiane Sousa, as novas instalações chegaram em bom momento, pois estava precisando de um local adequado para vender comidas típicas. “Eu sempre trabalhei na praça vendendo comida, mas lá era um local improvisado. Estava na hora de ter um lugar nosso, de qualidade. Aqui vai suprir a necessidade da minha família”, afirmou.
A feira, que há mais de 10 anos não passava por reformas, foi totalmente revitalizada e ampliada. No total, a obra iniciada em 27 de abril de 2018 teve um investimento de R$ 1.212.388,76. Hoje, o espaço conta com 16 boxes, um restaurante, quatro quiosques, banheiros e depósitos para o armazenamento seguro dos produtos comercializados.
O chefe do Executivo ressaltou que retribui a hospitalidade dos moradores do município “com muito trabalho”. “Como ministro, eu pude retribuir o carinho de vocês ajudando a cidade com asfalto, com a feira, com o mercado, junto com o Lúcio Vale. Foram tantas parcerias que, agora, se escreve um novo capítulo, uma relação do Governo do Estado com o município, que cuide desse povo, que ajude a Prefeitura no enfrentamento dos desafios”, disse o governador.
Como ministro da Integração, Helder Barbalho liberou R$ 3,6 milhões para a execução de várias obras em Viseu, como a reforma e ampliação do mercado, a construção do mercado de Fernandes Belo (distrito da zona rural), a revitalização da orla e a pavimentação asfáltica das vilas de Açaiteua e KM-74.
Para o prefeito de Viseu, Isaías Neto, além de beneficiar os moradores, a nova feira devolve aos vendedores um local digno de trabalho, retirando-os de um lugar improvisado. “É uma feira totalmente nova, uma integração ao mercado municipal, adequada para comportar quem vai precisar fazer suas compras e para quem vai vender os produtos. A presença do governador e do vice-governador, a poucos dias de ter começado o trabalho no governo, é a nossa esperança para dar um avanço no município”, enfatizou o gestor municipal.
Trabalho – Segundo o prefeito, há décadas nenhum governador havia estado no município para levar investimentos, começar ou entregar obra. Por isso, disse ele, o governador vai continuar trabalhando para que a Rodovia PA-308 possa ser concluída, além das obras na orla e no terminal. “Eu não quero, aqui, prometer que vou resolver todos os problemas de Viseu. Mas, seguramente, o prefeito vai me passar as prioridades, e se não der para resolver tudo, vamos priorizar o que é mais importante para o povo deste município viver em uma situação melhor”, informou o governador.
Integrante da comitiva, o deputado federal Cristiano Vale disse que Viseu tem muito a crescer com o apoio do governador e do vice-governador Lúcio Vale, e do trabalho do parlamentar na Câmara Federal. “Com os chefes dos poderes Municipal, Executivo e Legislativo, vamos poder avançar mais em prol de Viseu. Queremos inaugurar escolas, creches, a orla da cidade. Tenho certeza que agora este município nunca mais será esquecido. Vamos poder ajudar muito essa região, que tanto precisa”, declarou.
O vice-governador Lúcio Vale ressaltou sua satisfação em poder voltar ao município, para junto ao governador inaugurar a ampliação da feira. “É com muita alegria que hoje me junto ao governador, ao prefeito de Viseu às demais autoridades para entregar a nova feira. A parceria do governo com o município vai possibilitar o avanço a esta área, que foi por muito tempo esquecida. Vamos atrás de convênios para infraestrutura, para poder melhorar a vida do viseuense, trazendo asfalto, melhoria para as estradas estaduais e finalizar as obras que o governo anterior não terminou”, disse Lúcio Vale.
Também participaram da inauguração o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos; o ouvidor-geral do Estado, Arthur Houat; o presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, deputados federais e estaduais, e outras autoridades.