O Deputado Delegado Nilton Neves participou nesta terça-feira (12), no auditório do Palácio dos Despachos, juntamente com o Governador do Estado, Hélder Barbalho, o Vice-Governador Lúcio Vale, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, o Diretor do Núcleo de Inteligência Policial, Delegado Samuelson Igaki e dentre outras autoridades, do ato de criação de unidades dos Núcleos de Inteligência da Polícia Civil, através da criação dos núcleos haverá um maior apoio as investigações nas regionais, fortalecendo as novas diretrizes institucionais de enfrentamento à violência e aos crimes cometidos no interior do Estado.
Os novos Núcleos de Apoio à Investigação (NAIs) funcionarão nos municípios de Capanema (nordeste), Breves e Soure (Arquipélago do Marajó) e Tucuruí (sudeste), e vão atender as demandas de investigação nas regiões do Caeté, Marajó Ocidental, Marajó Oriental e Lago de Tucuruí. Na ocasião também foi criada a seção de inteligência da diretoria de atendimento a grupos vulneráveis (DAV), em Belém, para auxiliar na prevenção e repressão aos crimes discriminatórios de injúria racial, crimes contra crianças e adolescentes, contra idoso, a mulher, portadores de necessidades especiais entre outros garantindo a ordem pública e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Atualmente já existem seis NAIs no interior paraense localizado nos municípios de Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Marabá, Redenção e Altamira. A ampliação faz parte da estratégia adotada pela Polícia Civil do Pará visando à intensificação dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Inteligência. O projeto terá reflexos no combate às ações criminosas em todo o Estado.