LEITE MATERNO

Unidade Municipal de Saúde abre espaço de valorização à amamentação

A UBS do bairro da Providência inaugurou na manhã desta quarta-feira o Espaço Multifuncional do Leite Materno voltado para a valorização ao leite materno e à amamentação

A amamentação, além de ser considerada um gesto de amor, também reduz os índices de mortalidade infantil. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Providência, abriu na manhã desta quarta-feira, 13, o Espaço Multifuncional do Leite Materno voltado para a valorização ao leite materno e à amamentação, além da coletar doações para o banco de leite da Santa Casa de Misericórdia. 

Este é o segundo espaço com essa proposta no município, que também está alinhado com a implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.  A ideia do espaço partiu do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de duas acadêmicas de Enfermagem, da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), Marielly Brandão e a Danielle Silva, que foram orientadas pela enfermeira da UBS Providência, Juliana Benjamin. Segundo a enfermeira, a Unidade atende, hoje, a 52 grávidas e 24 crianças pelo Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame), mas ressalta que o projeto funcionará no formato portas abertas, isto é, a todos. 

“O espaço vai estar sempre aberto para qualquer pessoa da comunidade, não precisa estar matriculada na unidade e nem ser do bairro. Como essa é a segunda sala desse tipo inaugurada em Belém, acredito que receberemos demandas de outros bairros também. Queremos incentivar a amamentação desde o pré-natal que as mães já fazem por aqui”, destacou Juliana.   

Projeto - As duas acadêmicas idealizaram projeto ao detectar a necessidade de um espaço estruturado para incentivar a amamentação na Unidade de Saúde. A concretização da ideia, desde o acordo com parcerias, treinamentos até à adequação da sala, levou em torno de sete meses.

“Identificamos que seria importante fazer um espaço que atendesse às necessidades das mães do bairro. A sala já existia, mas era subutilizada. Com apoio da direção, da enfermeira e a ajuda da comunidade, com doações como tinta para a parede, tecido para decoração e estande, e da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, que doou as cadeiras para ordenha do leite, foi possível realizar a ideia”, comemorou a acadêmica Marielly  Brandão.   

Além de fornecer orientações práticas sobre a forma correta de amamentar e receber as doações de leite materno, o espaço também receberá doações de recipientes (fracos de vidro de café solúvel com tampa de plástico) para armazenar o leite que será coletado uma vez por semana pelo projeto Bombeiro da Vida do Corpo de Bombeiros do Pará e encaminhado ao Banco de Leite da Santa Casa, que arrecadará os vidros doados e fornecerá os kits de coleta com os vidros esterilizados, touca e máscara. 

Todo o trabalho na UBS Providência terá o acompanhamento de uma equipe de enfermeiras.

Parceria - Para a nutricionista do Banco de Leite da Santa Casa, Vanda Marvão, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio da iniciativa da UBS Providência, é importante para valorizar a amamentação e aumentar as doações. “Salas como essas servem não apenas para apoiar a mãe nesse período tão delicado da maternidade, mas também para ampliar o banco que hoje conta com 245 doadoras. Precisamos dobrar esse quantitativo para o atendimento ideal e reduzir a mortalidade infantil”, ressaltou Vanda.     

A primeira mãe a ser atendida pelo espaço foi estudante Laura Santos, de 18 anos. Com a pequena Agnes no colo, ela recebeu orientações sobre a posição da boca, do nariz, do queixo e do corpo da bebê, além da troca de mamas, para uma boa amamentação. Ela aprovou o espaço e disse que o indicará para outras mães do bairro. “É muito bom um lugar como esse para ajudar as mães de ‘primeira viagem’ como eu, que não estava nem conseguindo fazer a bebê pegar o peito”, disse a mãe.

O diretor da UBS Providência, Afonso Peres, agradeceu as parcerias e reafirmou o compromisso da unidade com a saúde pública de qualidade. “Esse espaço será mais um aqui na unidade para cuidar de vidas. Muito mais do que cumprir horário, estamos aqui comprometidos com a saúde publica eficiente e humanizada. Só temos a agradecer as parcerias que ajudaram a concretizar essa ideia, e às estudantes e a enfermeira Juliana pela dedicação em prol da população”, afirmou Peres.

A UBS Providência fica localizada no Conjunto Promorar, avenida Norte, sem número, no bairro de Val de Cães.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.