Saúde Pública
Na Sessão Ordinária desta terça (13.03),os deputados subiram à tribuna para debater assuntos relacionados à saúde. Em pauta, estiveram os problemas renais e a prevenção de doenças cardíacas e da hipertensão entre mulheres, causas principais de morte e sequelas entre elas.
“A saúde pública não começa no tratamento, mas na prevenção",discursou o deputado Jaques Neves (PSC), médico e presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALEPA.
O deputado subiu à tribuna para lembrar que nesta quinta-feira, dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Ele explicou de forma didática sobre a importância do órgão no organismo.“O rim não é só um órgão que produz a urina, ele é um órgão que tem muitas atividades. Entre elas, a produção de um hormônio que, em sua falta, leva o paciente à anemia crônica”, disse. O rim é ainda um órgão regulador da pressão e também de todos os eletrólitos, os sais minerais que nós temos”.
O deputado ressaltou a importância da prevenção. “A doença renal é silenciosa, e assim como a hipertensão,quando é feito o diagnóstico, 70% dos pacientes já estão na forma avançada da doença, já chegam em urgência dialítica, necessitando fazer hemodiálise”, falou.
No Pará, segundo o deputado Neves, são cerca de dois milhões e quinhentas pessoas hipertensas e diabéticas. “Se um por cento disso tiver que ser atendido, serão 250 mil pessoas e não teremos leito”, alertou.
A deputada Dra. Heloísa Guimarães (DEM), médica e vice-presidente da Comissão de Saúde da Alepa, subiu na tribuna para defender a necessidade da realização periódica de exames na mulher, para prevenir o infarto no miocárdio e o de derrame cerebral, que é o AVC, principais causas de morte de mulheres no país e no estado.
A mídia em geral fala muito do problema na área do “biquíni”, termo que a deputada usou para caracterizar a preocupação com o câncer de mama e de útero. “E acaba esquecendo que a mulher morre mais por pressão alta, fica torta em cima de uma cama, sequelada por um AVC, ou morre de infarto”, ressaltou.
A médica Ana Cunha, deputada do PSDB há mais de cinco mandatos consecutivos, informou em plenário que foi eleita na última sessão para coordenar a Comissão de Inclusão Social da UNALE – União Nacional dos Legislativos Estaduais. Assim, reforçou em seu pronunciamento a preocupação em defesa da saúde pública e da prevenção.
Após os pronunciamentos, os deputados Jaques Neves, Heloísa Guimaraes e Victor Dias (PSDB) receberam na sala de entrevista membros de um movimento que luta por uma melhor qualidade de vida dos portadores de doenças renais crônicas.