Saúde
Durante a Sessão Ordinária do dia 13 de março, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o deputado Dr. Jaques mais uma vez fez uso da tribuna para falar da necessidade de prevenção à saúde na atenção básica, destacando a doença renal crônica no Brasil e no Pará.
No Pará, existe uma demanda de atendimento de pelo menos 6.900 pacientes, mas somente 3.378 são atendidos. O Estado conta com 586 máquinas de hemodiálise, das quais 563 estão em uso.
Outro problema está na distribuição geográfica desses aparelhos, que segundo o Conselho e Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS), estão localizados em apenas sete das treze Regiões de Saúde do estado.
Todos essas informações estão no estudo Desafios do SUS no Pará desenvolvido pelo COSEMS e foi utilizado pelo deputado Jaques durante o discurso.
O parlamentar alertou para o número de pacientes renais no estado que não conseguem realizar a hemodiálise. “Quanto mais máquinas estiverem disponíveis para diálise, mais pacientes deverão ser atendidos. Essa conta não bate porque a prevenção não está sendo feita.” defendeu.
A pessoa com doença renal crônica dificilmente apresenta algum sintoma, e por isso o diagnóstico costuma acontecer somente no estágio avançado. Para prevenir ou mesmo diagnosticar precocemente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda a avaliação da creatinina sérica e da proteína na urina nos exames anuais de rotina, os famosos check-ups.
O custo dos exames é considerado acessível, em média R$ 10 reais cada.
Dia Mundial do Rim- Nesta quinta-feira, 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, data que serve para alertar a sociedade sobre os perigos da doença, que muitas vezes é assintomática. Mas quando descoberta, afeta a qualidade de vida do indivíduo, podendo levar o paciente à necessidade de diálise ou mesmo um transplante.
Após o discurso na tribuna, representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA) foram recebidos pelo Dr. Jaques, que também é presidente da Comissão de Saúde, e pelo Presidente da Casa, deputado estadual Dr. Daniel Santos, na Sala Vip da Alepa.
A Drª Belina Soares, presidente da ARCT-PA, entregou ao deputado Dr. Daniel Santos um documento solicitando: Apoio para a criação de uma Rede de Prevenção da Doença Renal Crônica; um albergue para acomodar os pacientes de outros municípios que fazem tratamento em Belém; um hospital de referência para a saúde renal e a regularização das medicações de pacientes em tratamento, em fase pré-operatória ou os já transplantados.
Belina destacou também a necessidade de reforçar campanhas educativas a fim de conscientizar a população sobre os cuidados para manter o rim saudável. “Quanto mais informada a população estiver, menos pacientes renais teremos no futuro” concluiu Belina.
Tags
Alepa Deputados em ação Dia mundial do rim Dr. Jaques Neves prevenção renais crônicos saúde pública
Relacionadas
-
Patrimônio Cultural
Bordalo propõe que festa da Chiquita seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
-
Projeto
Guarda de Nazaré agora é Patrimônio Cultural e Imaterial
-
Projeto
Deputada Marinor expressa nova oposição à entrega de título de "Cidadão do Pará" a Jair Bolsonaro
A deputada estadual líder do PSOL na Assembleia Legislativa, Marinor Brito, fez nova oposição ao Projeto de Lei que concede o título de "Cidadão do Pará" ao presidente Jair Bolsonaro, do PSL. O projet... -
Marabá
Projeto Salobo recebe visita da Comissão Externa de Barragens
-
Projeto
Projeto que prioriza renais crônicos e transplantados é aprovado na Alepa
-
Educação
Bordalo propõe criação de escola de ensino técnico para Corcórdia do Pará
-
Trabalhista
Aprovado projeto estabelecendo jornada semanal de 30 horas para enfermeiros
-
Ações
Miro Sanova participa de ações do Governo do Estado
-
Chacina
"No final de semana foram 18 execuções”, declara Bordalo em plenário na Alepa
-
Investimentos
Alepa vai debater sobre investimentos em Ananindeua