EDUCAÇÃO

Prefeitura de Belém promove acolhimento de servidores temporários da Semec

Cerca de 400 servidores temporários aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal de Educação participaram da cerimônia de acolhimento realizada no auditório da Universidade da Amazônia (Unama) na manhã desta quinta-feira, 14, no bairro da Pedreira.

Os servidores foram convocados para ocupar diversos cargos, como o de agente de portaria, motorista, engenheiro, bibliotecário, contador, jornalista, estatístico, entre outros. Também foram convocados professores de educação infantil e ensino fundamental. Os aprovados irão assumir as funções na sede do órgão e nas 199 unidades de educação do município.

Cleiton dos Santos, de 26 anos, é técnico em alimentação escolar e foi aprovado para o cargo de merendeiro. “Espero demonstrar na prática todo o conhecimento que adquiri em anos de estudo, proporcionando para as crianças uma alimentação diferenciada, de boa qualidade e que eles se sintam bem consumindo aquele alimento”, declarou.  

Acolhimento - Participaram da cerimônia de acolhimento a secretária municipal de educação, Socorro Aquino; o presidente da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE), João Augusto Moraes, além do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

O grupo folclórico da Escola Municipal Josino Viana faz uma participação especial no evento com um número cultural de lundu e carimbó. O músico e professor Salomão Habib também apresentou suas composições criadas no projeto Cantar-o-Lar, realizado em parceria com a Semec.

Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é necessário um esforço coletivo para garantir uma educação de qualidade. “O trabalho de cada profissional é fundamental, desde o agente de portaria até os professores que acolhem e ensinam. Todos irão contribuir para preparar cidadãos em sua integralidade que amanhã possam ocupar lugares de destaque no mercado”, pontuou o gestor do município.

"Queremos que a escola pública seja exemplo de qualidade, e sabemos que isso é possível, pois muitas escolas municipais já têm o IDEB superior a maioria das escolas particulares de Belém", acrescentou Coutinho. 

Durante a acolhida, a titular da Semec, Socorro Aquino, destacou a importância do momento de recepção dos novos servidores. “Agora estamos convocando a metade dos aprovados, pois a prioridade foram os cargos que têm mais urgência. Esse evento é essencial para passar informações importantes e para que eles já se sintam parte da Prefeitura de Belém e dessa forma o trabalho possa atender às expectativas. Nossas 70 mil crianças da rede municipal de ensino estão de braços abertos para recebê-los” enfatizou.

Concurso - Durante o evento, Zenaldo Coutinho anunciou ainda a possibilidade da realização de um concurso público para a Semec. “Agora estão assumindo de forma temporária, mas o objetivo é efetivar os servidores que forem aprovados em concurso e garantir a estabilidade na carreira dos profissionais. Isso gera estabilidade também na administração pública e na própria formação escolar, dando continuidade ao ensino”, detalhou o prefeito.

No total, o PSS da Semec aprovou 827 novos servidores temporários, que assinarão contrato com validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

O representante dos aprovados no PSS, Osias Silva, 55 anos, que assumirá o cargo de serviços gerais agradeceu pela oportunidade e elogiou a seriedade do processo seletivo. “Todas as fases foram muito tranquilas, pois todas as informações nos foram passadas com muita clareza. Espero que possamos contribuir positivamente com o trabalho da secretaria”, declarou o futuro servidor.

Próximas fases - No dia 18 deste mês, os servidores aprovados devem participar de uma oficina de formação para os agentes de serviços gerais e merendeiros para garantir a excelência e qualidade do trabalho a ser realizado. Dos dias 19 a 21 de março os servidores realizarão a assinatura do contrato no Centro de Formação de Professores, que fica localizado na travessa Rui Barbosa, número 1340, no bairro de Nazaré.

Tags

semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder