CASA PRÓPRIA

Primeiras unidades do Residencial Quinta dos Paricás são entregues para 320 famílias

O prefeito de Belém disse estar muito feliz em ajudar a realizar o sonho da casa própria de tantas pessoas

As primeiras 320 unidades do Residencial Quinta dos Paricás foram entregues na manhã desta sexta-feira, 15. Localizado na estrada do Maracacuera, distrito de Icoaraci, este é o quarto empreendimento entregue pelo programa habitacional “Viver Belém - Minha Casa, Minha Vida”, iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com o Governo Federal. A infraestrutura urbana do residencial conta com creches, escolas de ensino fundamental e uma Unidade Básica de Saúde.

A família Nascimento foi uma das 320 que recebeu os apartamentos nesta etapa de entregas. “Passamos os últimos 20 anos morando de favor em uma pequena casa no Conjunto Providência, em Val de Cães. É um sonho de toda a vida que agora se torna realidade. Meu filho mais velho, que foi tentar a vida em Santa Catarina, já avisou que vai voltar para Belém e morar conosco”, revelou a dona de casa Rosana do Socorro Nascimento. “Esse momento de realização vai voltar a reunir a família”, completou.  

Luana de Nazaré Nascimento, de 28 anos, ao lado da mãe, disse que está vivendo a realização de um sonho. “Eu ainda era adolescente quando minha mãe se inscreveu nesse programa da casa própria.  Eu sabia que esse dia ia chegar, pois sempre confiamos muito em Deus. Na semana que vem, o Luan (caçula da família) vai fazer 4 anos de idade. É o melhor presente que ele poderia ganhar. Um presente pra toda a vida”, festejou Luana.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou a importância das parcerias para a concretização do empreendimento. “Este momento é resultado de parcerias que envolvem o Governo Federal, o Governo do Estado, que ainda em 2014 fez a doação do terreno, e o município de Belém que abriu mão de diversos impostos para garantir sua viabilidade. Estou muito satisfeito com a qualidade da obra que foi totalmente concebida para construir um novo bairro, com escolas, unidade de saúde e uma infraestrutura completa. Estou muito feliz por todas essas famílias que estão, finalmente, conquistando o direito da casa própria”, comemorou o prefeito.

O casal Wesley Lima e Flávia Oliveira não escondeu a satisfação de conhecer a casa onde irão morar com os filhos Luma, de 7 anos, e o caçula Andrew, de apenas 2 meses. “A gente morava em uma casinha de madeira no bairro Parque Guajará. A casa toda era do mesmo tamanho do banheiro do apartamento que estamos recebendo”, compara Flávia. “Esse apartamento novo é o lugar ideal para criar nossos filhos”, completou Wesley.

Seleção - O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Israel Sardinha, destacou a seriedade no processo de seleção das famílias beneficiadas. “Foi um trabalho muito cuidadoso realizado pela Prefeitura de Belém, que teve sensibilidade e cautela para assegurar que as chaves fossem entregues para quem realmente precisa”, disse.

A cerimônia de entrega das unidades contou com a participação, além do governador do Estado, Helder Barbalho, de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), deputados estaduais, vereadores e titulares de secretarias municipais.

Infraestrutura - No total, são 2.720 unidades habitacionais, distribuídas em 170 prédios, com quatro andares, totalizando 16 apartamentos por bloco. As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Por se tratar de um empreendimento de grande porte, os contemplados estão sendo chamados por etapas.

A infraestrutura urbana do Residencial Quinta dos Paricás contará com duas creches, duas escolas de ensino fundamental, uma Unidade Básica de Saúde, 11 centros comunitários, estacionamento rotativo, quadra poliesportiva, oito parques infantis, academia ao ar livre e um reservatório para o abastecimento de água.

O secretário da Sehab, Maikenn Sousa, destacou o trabalho da gestão municipal na diminuição do déficit habitacional. “Nós conseguimos consolidar a política de habitação no município de Belém. Estamos diminuindo, assim, o déficit habitacional no município”, destacou o secretário.

Nesta sexta-feira, foram entregues 320 unidades. Na próxima etapa serão mais 240 apartamentos.

Tags

sehab

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.