BENEFÍCIOS

Prefeitura de Belém continua assistência às vítimas do incêndio em Canudos

Famílias vítimas do incêndio, no bairro de Canudos, participaram de um encontro do projeto “Resignificando Vidas”, na sede do Central do Cadastro Único (CadÚnico),

Famílias vítimas do incêndio, no bairro de Canudos, ocorrido no início do mês de março, participaram na manhã desta sexta-feira, 15, de um encontro do projeto “Resignificando Vidas”, na sede do Central do Cadastro Único (CadÚnico). A ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), teve o objetivo de esclarecer dúvidas e providenciar as inscrições das famílias em benefícios sociais.

Representantes da Funpapa, Defesa Civil, Rede Celpa e Caixa Econômica Federal explicaram como funciona a assistência de cada órgão. As famílias também foram inscritas nos benefícios como o Bolsa Família, de acordo com a necessidade de cada um.

Assistência - Segundo a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, o projeto visa uma assistência em longo prazo das famílias vítimas de calamidade pública. “O projeto trouxe para a Fundação um olhar e uma execução mais integrada do sistema de assistência social, trazendo uma participação mais integrada dos centros de referências de assistência, que faz um acompanhamento mais direto e articulador com a rede de serviços e outras secretarias de assistência”, explicou.

A Prefeitura de Belém vem acompanhando as 25 famílias vítimas do sinistro, desde ele aconteceu, com acolhimento, acompanhamento assistencial e psicológico, auxílio na retirada de documentos, ajuda nas arrecadações de doações e inscrições em benefícios sociais.

A autônoma Sílvia Ferreira, de 37 anos, perdeu tudo que construiu durante anos e nunca imaginou passar por essa situação. O auxílio prestado pela população com doações e o trabalho dos órgãos municipais ameniza a dor da perda material. “A Prefeitura de Belém vem agilizando algumas coisas para nós, como o auxílio aluguel e também dando apoio psicológico. Em meio às dificuldades, conseguimos a ajuda das pessoas”, comentou emocionada.

Projeto - O projeto “Resignificando Vidas” é desenvolvido nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) em situações de calamidade publica no município, proporcionado oficinas e atividades, além de levantamento das necessidades e da vulnerabilidade das famílias, articulando os auxílios de outros órgãos.

Doações - As doações ainda podem ser feitas na sede da Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Júlio César, número 1026, bairro de Val de Cães , de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas. No momento, a maior necessidade de doações é de produtos de higiene pessoal e alimentos.

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.