Serviço
A Polícia Civil (PC) do Pará promoveu, nesta quinta-feira (14), de 8h às 18h, na ilha de Cotijuba, região das ilhas de Belém, o projeto “Delegacia Itinerante”. A ação visa a prestação de serviços à comunidade, como registros de boletins de ocorrências e orientação jurídica, além de realizar fiscalizações nos principais bares da localidade.
As equipes policiais realizaram ainda a apuração de denúncias feitas pela população local em relação ao tráfico de drogas e assaltos a embarcações na região, conhecidos popularmente como "pirataria". O projeto tem também como objetivo implantar futuramente uma base da corporação na Ilha.
Segundo o delegado Marco Antônio Duarte, responsável pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), o projeto foi elaborado e realizado pela diretora da Seccional de Polícia de Icoaraci, delegada Flavia Leal, e teve a coordenação da DPM. A iniciativa vem atender a uma demanda da população da Ilha de Cotijuba, que solicitou a presença da PC na região.
"A Ilha, que conta com uma população de aproximadamente 5 mil pessoas, já dispõe do trabalho de policiamento preventivo realizado pela Polícia Militar, mas ainda não dispõe de uma Unidade da Polícia Civil. Assim, o projeto vai subsidiar futuras ações da corporação na comunidade", explica o diretor.
No primeiro momento, a iniciativa contou com a parceria de líderes comunitários, do 10º Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia Fluvial (DEPFlu). A PM cedeu uma sala dentro do seu próprio Destacamento, localizado no centro da ilha, para realizar os atendimentos.
Já a DPFlu contribuiu com uma equipe policial para atender denúncias da comunidade ribeirinha. A ação teve ainda o apoio da Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística (DIME) da Polícia Civil, para auxiliar no funcionamento do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP II), que possibilita o acesso a registros de boletins de ocorrências e de procedimentos policiais pela internet.
Ainda conforme o delegado Marco Antônio, o projeto “Delegacia Itinerante” será realizado a cada 15 dias, para levar equipes de policiais até as comunidades e promover a cidadania, além de garantir a realização de serviços da Polícia Civil na região das ilhas de Belém.
"O projeto poderá ser adaptado para se estender a outras localidades e comunidades ribeirinhas no Estado do Pará. A tendência é que o projeto venha crescer cada vez mais", finaliza o diretor de Polícia Metropolitana.
Tags
Especial polícia civil
Relacionadas
-
Bolsa Talento
Canoísta paraense conquista ouro em Santa Catarina
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Redução da alíquota
Governo pede ao STF que reveja a suspensão da cobrança da taxa hídrica
-
Belém
Polícia Civil prende acusado de arrombar veículos com aparelho bloqueador
-
'Talentos Esportivos'
Seel amplia projeto com inscrições para turmas no Mangueirão
-
30 dias
Segup apresenta balanço da atuação integrada da Força Nacional
-
Mandado de Prisão
PC prende segundo envolvido em tentativa de homicídio de PM em Belém
-
Estratégia
Ciop inicia trabalho integrado com a Força Nacional
-
Em Santarém
Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar
-
Por todo Pará
Santarém recebe Ação Cidadania com diversos serviços para a população