Saúde

Sespa promove ação social no bairro da Terra Firme

A Secretária de Saúde do Estado do Pará realizou, na manhã deste sábado (16), um evento voltado à comunidade do bairro da Terra Firme, em Belém. A ação social fez parte da programação da campanha Março Lilás, promovida pela Sespa durante este mês, no intuito de conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de colo de útero.

A ação, que se prolongou durante toda a manhã, disponibilizou diversos serviços para população, como: vacinação, incluindo de HPV, avaliação nutricional; orientações sobre aleitamento materno; consultas médicas ginecológicas; saúde bocal; retirada de carteira de identidade e trabalho, com parceria do Procon; e orientações sobre direitos do consumidor, com parceria da Celpa e Anatel.

O secretário de saúde, Alberto Beltrame, acredita que a ação tem um papel fundamental na sociedade, principalmente no combate a essa doença que ainda mata tantas mulheres no Pará. "O câncer de colo de útero é o que mais mata mulheres no Pará. Só em 2018, foram 359 vidas perdidas, e esse número tem crescido nos últimos anos. O Março Lilás é uma ação do Governo do Pará e da Sespa, que está em todo Estado e tem por objetivo de chamar atenção da população para esse problema tão grave, levando orientações e informações, deixando claro que com medidas como vacinação, diagnóstico precoce e tratamento rápido, é possível evitar as mortes que tem ocorrido", afirmou.

Para Kelly Adriane, moradora do bairro da Terra Firme, a manhã deste sábado proporcionou uma oportunidade única. "É importante para nós, moradores da comunidade, termos essa oportunidade. Nos sentimos gratificados. Eu sempre tive a preocupação com a questão do câncer do colo de útero, as mulheres precisam ter esse cuidado, isso pode nos ajudar muito. Pude fazer exames de diabete, peso e psicológo aqui no local", disse a moradora.

O evento contou com uma presença significativa de moradores da Terra Firme e bairros próximos, que geraram números satisfatórios de atendimentos.

Ao todo, foram realizados 350 exames bucais, destes, cinco casos suspeitos de câncer bucal foram identificados e um caso confirmado, todos terão a biópsia e tratamentos no Hospital Ophir Loyola e uma Universidade particular.

Ainda tiveram 124 atendimentos na unidade móvel de saúde, 200 testes de Hepatite B e C e 100 emissões de documentos.

A diretora de políticas de atenção integral à saúde da Sespa, Sâmia Borges acredita que a ação foi um sucesso. "Tivemos um número de atendimentos superior à nossa estimativa. É importante estarmos próximos da população e trazer o serviço mais perto da comunidade que vivencia essa realidade. Neste mês de março  queremos estar mais próximos das mulheres para incentivar a prevenção do câncer de colo de útero", frisou.

Quem pôde aproveitar os serviços oferecidos na ação, ficou muito feliz com a iniciativa. "Muito legal o evento. Minha filha Yasmim de 9 anos teve atendimento bucal e aprendeu coisas importantes sobre a saúde. Quando soube que teria a ação, falei que não podia perder a oportunidade",  afirmou a Sheila Sales, moradora da Terra Firme.

Tags

SESPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder