Homenagem
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (19.03), na Assembleia Legislativa do Pará, a deputada Marinor Brito manifestou na tribuna seu pronunciamento de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Belém, Fernando Coutinho Jorge. O ex-político faleceu aos 79 anos de idade, no último domingo (17), em Brasília, onde morava com a família. Coutinho Jorge sofria do mal de Alzheimer.
Fernando Coutinho Jorge era bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará, atuou como deputado federal, senador e ministro do Meio Ambiente no governo Itamar Franco (1992/1994).
Nas eleições municipais de novembro de 1985, Fernando Coutinho Jorge tornou-se o 1º Prefeito de Belém eleito diretamente após a Ditadura Militar. Durante o mandato, criou a Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Como prefeito, estabeleceu ainda um calendário anual de atividades, de políticas culturais e de educação como a livre organização dos grêmios estudantis secundaristas. Deixou a prefeitura em 31 de dezembro de 1988, e em outubro de 1990, elegeu-se Senador pelo Pará. Em junho de 1998, renunciou ao mandato de Senador para assumir o posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará.
A deputada Marinor ressaltou ainda que o ex-prefeito, apesar de sempre ter estado em lado oposto da política, foi um exemplo de homem público. “Ele exerceu com serenidade o seu papel na política e ajudou as forças democráticas em um momento histórico muito importante.No final, ao formalizar o pedido de homenagem, a deputada expressou ainda os sentimentos de solidariedade à família e amigos.
O pedido de um minuto de silencio será votado na próxima Sessão Legislativa. A Prefeitura de Belém decretou luto oficial de três dias após o falecimento de Coutinho Jorge, e o Governo do Estado do Pará, através de nota oficial, lamentou o óbito do ex-prefeito.