Saúde

Março Lilás leva musicoterapia a pacientes oncológicos em Tucuruí

A musicoterapia é destaque dentro da programação do Março Lilás, campanha de combate ao câncer uterino, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste paraense. A terapia é oferecida por meio de parcerias, entre elas, do cantor Igor Nemo, que levou  alegria e descontração aos pacientes atendidos na unidade.

“A música proporciona momentos de emoção e felicidade tanto para os pacientes, quanto para nós, voluntários que realizamos a atividade. A parceria com a Unacon com certeza acrescentou muito a minha vida e, se consigo fazer essas pessoas enfrentarem melhor a doença, então vale a pena cada minuto que passo aqui”, disse o cantor.

A equipe da Unacon vem inserindo, frequentemente, a musicoterapia em suas atividades, o que tem contribuído com resultados clínico  positivos. Edileuza Fernandes de Souza trata o câncer de mama na unidade e fica muito feliz quando participa de  alguma apresentação musical. “Me acalma, diminui a ansiedade e até a dor, que as vezes sentimos. Assistir essas pessoas fazendo um show só para nós, é muito bom, nos torna especiais”, afirma a usuária.

A campanha do Março Lilás, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), prossegue nesta sexta-feira (22), que é o dia “D”, com a oferta de exame de preventivo, teste rápido de Sífilis e HIV, além de emissão do cartão do SUS, tudo na própria unidade. A campanha encerra no dia 28 de março com uma blitz da saúde, realizada em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucuruí (Cttuc).

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778-4928/4599.

Tags

SESPA UNACON

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder