Capacitação
Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para a primeira turma do Curso de Formação de Doulas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Ao todo serão ofertadas 25 vagas e todas as participantes vão receber certificado.
Para participar do curso de formação é necessário ter, no mínimo, 18 anos, ser mulher, ser aprovada nas provas teóricas e práticas e ter disponibilidade para atuar voluntariamente por quatro horas semanais no HMIB.
O projeto Anjo de Doulas é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital (GTH) e preconiza a humanização, o bem-estar, o amor e a doação e, principalmente o empoderamento da mulher sobre seu corpo, no momento mais especial da vida.
“O projeto tem o objetivo de somar com a adaptação da paciente no momento único da vida dela, o apoio emocional, conduzir bem esse momento faz toda diferença no trabalho de parto, na respiração, no tempo, na redução nas taxas de parto cesariana”, explica a diretora assistencial Milierne Evangelista.
A doula acolhe, assiste e orienta a gestante antes, durante e depois do parto e nos cuidados com o seu bebê. “Ter adesão da doula na Unidade não é somente uma boa prática, mais que isso, é dar a possibilidade do empoderamento da gestante, deixar que ela escolha como ela quer passar por esse momento importante e ter domínio sobre seu corpo”, ressalta Milierne.
O hospital já realizou o curso para funcionárias. “A Unidade tem estrutura para fazer um trabalho humanizado, priorizando os métodos não farmacológicos de alívio a dor. Vivenciar esse curso de formação foi um diferencial para nós. Ser doula é algo que vem da alma”, reitera a enfermeira hospitalista Patricia Muniz.
O HMIB está localizado na cidade de Barcarena, cerca de 114 quilômetros de distância de Belém (PA). A Unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará, e atende média e alta complexidades.
O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui nove municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará e Oeiras do Pará.
Serviço:
Curso gratuito de Formação de Doulas no HMIB
Pré-requisitos: Ser mulher, ter, no mínimo, 18 anos e disponibilidade para atuar voluntariamente como doula por quatro horas semanais no HMIB
Documentos necessários: Documento oficial com foto e comprovante de residência.
Endereço: Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258 — Centro Barcarena (PA)
Telefone: (91) 3753 3329
Tags
Materno Infantil de Barcarena Saúde
Relacionadas
-
Cetea
Estado apoia criação de clínica-escola com tratamento especializado para autismo
-
Em Marabá
Hospital Regional estimula diálogo para ampliar segurança dos pacientes
-
Celebração de Páscoa
Voluntários fazem a alegria de crianças internadas no Hospital Regional em Marabá
-
Gestão
Hospital Geral de Tailândia aumenta segurança com novas normas de acesso
-
Pet Terapia
Hospital de Santarém promove reabilitação de pacientes com auxílio de animais
-
Encontro
Hospital Jean Bitar investe em conhecimentos sobre Segurança do Paciente
-
Chamada Pública
Iasep vai credenciar estabelecimentos de saúde no interior e Região Metropolitana
Estabelecimentos de saúde sediados em vários municípios do interior que queiram atender segurados do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) poderão se habilitar a partir da... -
Saúde
Técnicos debatem planejamento das redes de atenção do SUS no Pará
-
Trabalho
Hospital Metropolitano seleciona gerente de qualidade
-
Ação educativa
Hospital Ophir Loyola reforça importância dos cuidados com os rins