Saúde
Uma grande caminhada a ser realizada, no sábado (30), às 7h, no Parque Estadual do Utinga, marca o encerramento da campanha “Março Lilás por todo o Pará - Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, que, durante todo este mês chamou a atenção da população feminina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.
Denominada de “Caminhada da Prevenção”, o evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceira Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). Para participar, basta que os interessados compareçam no Parque do Utinga, pois não haverá inscrição antecipada. A concentração será no estacionamento do Ideflor-Bio.
Para participar, basta que os interessados compareçam no Parque do Utinga, pois não haverá inscrição antecipada. A concentração será no estacionamento do Ideflor-Bio. Os primeiros inscritos terão direito a uma camisa alusiva do evento.
Segundo a coordenação de Atenção Oncológica da Sespa, a finalidade da caminhada é incentivar as mulheres à prática de atividade física como medida preventiva de doenças e a melhorar a sua qualidade de vida.
Os participantes terão aula de ginástica e a caminhada conduzidas pela equipe da Seel e poderão visitar a Feira da Árvore, no Centro de Acolhimento do Utinga, com a venda de produtos oriundos de árvores.
Março Lilás – As principais ações da Campanha Março Lilás são a busca ativa de mulheres de 25 a 64 anos de idade para realizarem o exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) nas unidades de saúde; estímulo à vacinação contra HPV, e a realização de mutirões de procedimentos de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino, por meio de consultas especializadas, colposcopia, biópsia e exérese de zona de transformação do colo do útero (EZT).
A meta deste ano é realizar cerca de 250 mil exames preventivos do câncer do colo do útero, visando ao alcance de 40% do indicador de saúde 11, que é a razão de exames citopatológicos do colo de útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Em 2018, mais de 100 mil exames deixaram de ser realizados. O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras do câncer e pode ser feito em unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados para isso, já que o material só pode ser colhido por um profissional enfermeiro.
Serviço: Caminha da Prevenção
Quando: Sábado (30), às 7h
Onde: Parque do Utinga (o acesso será pela antiga entrada do parque, onde fica a sede do Ideflor
Quem quiser pode vestir camisa branca ou lilás.
Tags
MARÇO LILÁS Parque do Utinga SESPA
Relacionadas
-
Semana de Qualidade
Gincana no Hospital Regional do Marajó arrecada livros e fraldas para os pacientes
-
Castanhal e Tomé-Açu
Detentos e funcionários começam a receber vacina contra a gripe
-
Pet Terapia
Hospital de Santarém promove reabilitação de pacientes com auxílio de animais
-
Saúde
Técnicos debatem planejamento das redes de atenção do SUS no Pará
-
Meio ambiente
Feira de produtos naturais encerra Festa da Árvore no Parque do Utinga
-
Por Todo o Pará
Ação Cidadania realiza mais de 5 mil atendimentos em Santarém
-
Saúde
Servidores são treinados para acolher detentos portadores de HIV
-
Março Lilás
A importância do diagnóstico precoce na cura do câncer do colo do útero
-
Em Santarém
Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar
-
Saúde Pública
Curso capacita médicos para determinação de morte encefálica