Educação
Gestores e técnicos de Unidades Seduc na Escola (USES) de Belém e Unidades Regionais de Ensino (URES) de Breves, Altamira e região das Ilhas estão em Belém para discutir a implementação do novo ensino médio do Estado do Pará. O Grupo de Trabalho de Interiorização da BNCC-Ensino Médio é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o objetivo de esclarecer e discutir a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Estado.
Elaborada pelo Governo Federal, a BNCC-EM traz um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A base traz os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo o país. Todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, deverão adotar a nova base até 2022. No Pará, das 592 escolas da rede estadual de ensino, 210 estão credenciadas e as demais deverão se adequar nos próximos três anos.
Apesar de ser uma discussão iniciada ainda no início dos anos 2000, a BNCC-EM só começou a ser implementada em âmbito nacional no ano passado e a maioria das escolas ainda têm dúvidas sobre o documento. Em suma, ela presume a adoção de um novo projeto pedagógico a partir de uma rede colaborativa entre todos os agentes envolvidos no processo educacional no Estado. Os jovens são o foco da base curricular, de modo que as escolas criem ações e oportunidade para que os estudantes dessa faixa etária possam ser ouvidos e participem ativamente do processo escolar. A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é que o ensino não vinha atendendo aos anseios e necessidades da juventude e a BNCC – Etapa Ensino Médio é um instrumento que contribuirá na inserção dos jovens no mundo do trabalho e para que se tornem cidadãos plenos, preparados para os desafios do Século 21.
Os professores também são outro foco da Base, já que o projeto pedagógico a ser trabalhado requer interdisciplinaridade do ensino em sala de aula. Para que eles possam estar preparados para esse novo momento haverá formações pedagógicas com foco no novo currículo de modo que os educadores compreendam esse novo momento do ensino e tenham autonomia para realizar projetos na escola que façam do ambiente escolar um espaço de atração para a juventude. “O objetivo é que com essas discussões haja conexão em toda a rede estadual e a partir disso tenhamos vários processos de escuta até a elaboração do documento final do Estado do Pará”, afirma a coordenadora do ensino médio da Seduc, Michely Alves.
As discussões acerca do ensino médio ainda terão novas rodadas de encontros em outras regiões do Estado com gestores, diretores, técnicos, alunos e instituições de ensino. A proposta é que as consultas aconteçam ao longo de 2019 e que o documento final seja entregue até dezembro deste ano.
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