OPORTUNIDADE

Órgãos da Prefeitura de Belém apresentam cursos e serviços de capacitação para a população

Na manhã desta sexta-feira, 29, aproximadamente 300 pessoas iniciaram o dia recebendo serviços de capacitação disponibilizados por órgãos ligados à Prefeitura de Belém, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira.

A Prefeitura de Belém, por meio do Gabinete do Prefeito, Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador, em uma reunião integrada, apresentaram cursos e recursos para quem foi ao local buscando oportunidades.

A pedido do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, os órgãos envolvidos proporcionaram esse encontro, principalmente, para atender a ex-servidores temporários da Secretaria Municipal de Educação (Semec), acolhendo e dando suporte na capacitação e reinserção ao mercado de trabalho.

Suporte - A titular da Semec, Socorro Aquino, esteve presente e ratificou a importância do trabalho em conjunto e do suporte feito, orientando e qualificando quem precisa. “É importante que a Prefeitura possa unir todas as secretarias para fazer o melhor e capacitar a população que necessita chegar ao mercado de trabalho. Cada secretaria tem um pouco a dar, nós vamos conseguir e fazer uma formação e capacitação melhor”, apontou a secretária.

O Portal do Trabalhador e o Fundo Ver-o-Sol em conjunto, em um primeiro momento, apresentaram os cursos de qualificação profissional, inscrevendo os interessados, observando as demandas e criando as turmas. Os serviços prestados pelos órgãos à população como o programa de microcrédito do Fundo Ver-o-Sol, a emissão da carteira de trabalho e a habilitação ao seguro desemprego, realizados pelo Portal do Trabalhador, também foram explicados.

O coordenador do Portal do Trabalhador, Gilvan dos Anjos, explica que o objetivo é mostrar para a população os serviços e cursos, ampliando a diversidade de possibilidades para voltarem qualificados ao mercado. “Estamos com uma expectativa muito boa, já que o nosso objetivo é mostrar para essas pessoas o que temos nessas áreas de empregabilidade e qualificação profissional, ajudando e dando suporte", disse o coordenador. 

Aos 33 anos, Cleide Santos, que está desempregada, avaliou positivamente o encontro, no qual esclareceu dúvidas e se interessou por cursos. “Estamos está tendo apoio da Prefeitura, e isso é muito bom. Vamos nos aprimorar para melhorar a nossa capacitação. E eu me interessei pelo curso de corte e costura, e vou recomendar para aqueles que estão em busca de trabalho”, avalia a participante.

“Eu estou em busca de qualificação, e aqui estou recebendo informações para me recolocar no mercado de trabalho, qualificado e com mais oportunidades. O curso vai me abrir portas e agregar muitos valores”, disse Moisés Alhadef, de 42 anos, também desempregado.

“Eu participo de grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas de busca de emprego, e eu vou colocar no grupo essas informações. Isso vai ajudar a muitos colegas que estão tentando se inserir novamente no mercado de trabalho e que querem se qualificar", completa Moisés.

Serviço: 

O Fundo Ver-o-Sol e o Portal do Trabalhador oferecem cursos profissionalizantes em diversas áreas. Para ter acesso, os interessados devem procurar a sede do órgão, ambos localizados na avenida Cipriano Santos, número 40, São Brás, portando documentos pessoais e comprovante de residência. Inscrição e cursos são gratuitos.

Tags

gabinete portal do trabalhador semec ver-o-sol

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.