ASSINATURA

Termo de cooperação garante o fortalecimento entre secretarias municipais e o Promaben

A Prefeitura de Belém formalizou, na manhã desta segunda-feira, 01, a assinatura de um termo de cooperação com as secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Administração (Sead), de Saneamento (Sesan), de Desenvolvimento, Planejamento e Gestão (Segep) e Tecnologia da Informação (Cinbesa), com o objetivo de integrar essas instituições e fortalecer as ações de melhoria e qualidade de vida para a população atendida pelo Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

A assinatura, que ocorreu na sede do Promaben, no bairro da Condor, contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, da coordenadora do Promaben, Luciana Vasconcelos, além de representantes das secretarias municipais.  

“Essa é uma etapa muito importante do ponto de vista da melhoria da qualidade de vida dessa população que há muito tempo aguarda por melhorias. Vamos fazer investimentos na área e em razão disso precisamos dar sustentabilidade para todos esses investimentos”, detalhou a coordenadora do Promaben.

Fortalecimento - A assinatura marca o fortalecimento entre as instituições municipais envolvidas, que terão papel importante na execução das próximas etapas do projeto.  “As secretarias irão atuar ativamente. A Sesma com a implantação de unidades básicas de saúde pra tratar de doenças negligenciadas. A Sesan tem papel importante e fundamental para as obras de saneamento e será reestruturada com todo um trabalho de capacitação de seu corpo técnico. A Codem se fará presente com o sistema integrado de gestão fundiária, além da Semad, Segep, Cinbesa e Amae que também são parceiras nas ações”, completou Luciana.

A importância do trabalho integrado entre as instituições municipais e o Promaben também foi destacada pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. “Essa assinatura, que é a primeira etapa, é a parte do trabalho que é invisível para a população, mas de fundamental importância para a execução do trabalho. O segundo momento é o resultado das ações com as secretarias unidas, fortalecidas e integradas dentro do Promaben. Este ano é o momento de materialização do que vai acontecer em nível de execuções de obras, por isso essa preparação tem caráter importante”, declarou o gestor municipal.

“O Promaben é um programa que visa à mudança radical da qualidade de vida da população da área, daí ser fundamental o esforço de todos. Teremos uma longa trajetória no sentido de viabilizar a execução do projeto, por isso é necessário que todos participem e que as secretarias estejam fortalecidas nesse momento”, completou o prefeito. 

Promaben - O Programa de Saneamento da Bacia Estrada Nova é um projeto de saneamento municipal, com o objetivo de contribuir para resolver os problemas socioambientais que afetam os habitantes da Bacia Hidrográfica Estrada Nova de Belém. É um programa de obras e ações com recursos públicos da Prefeitura Municipal de Belém e financiado, parcialmente, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Tags

cinbesa codem promaben segep semad sesan sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder