Educação

Visita à Escola Rio Tocantins marca início do Governo por Todo o Pará em Marabá

O governador Helder Barbalho e a primeira-dama Daniela visitaram, na tarde desta terça-feira (2), a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Rio Tocantins, em Marabá, sudeste paraense, na primeira ação do programa Governo por Todo o Pará na região. Com 1,1 mil alunos matriculados do 6° ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, a escola é uma das primeiras do Estado a implantar o projeto de supervisão militar educacional. A ideia é ampliar esse modelo pedagógico para outras regiões do Estado.

Diante de um ginásio lotado de estudantes e autoridades, o governador agradeceu pela presença a alunos, pais e dirigentes da escola, além de deputados, prefeitos e vereadores que participaram do evento. Ele classificou a experiência da escola de Marabá como “uma fábrica de cidadãos do bem”. Explicou que a ideia é que o Estado possa firmar parcerias, seja com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Marinha, para construir uma união em favor da educação.

“Queremos dar garantia de acesso ao conhecimento de valores que possam assegurar para as próximas gerações que tenhamos cidadãos que respeitem o próximo, que respeitem as famílias, que tenham valores éticos e morais, e possamos viver num ambiente em que as pessoas possam buscar a paz”, resumiu Helder.

O modelo de Marabá deve ser levado a outras regiões do Estado, sobretudo em escolas localizadas em áreas com maior índice de violência. O modelo pedagógico com supervisão militar foi implantado a partir de convênio entre a PM e a Prefeitura de Marabá, via Secretaria Municipal de Educação, firmado no fim do mês passado. Desde agosto, porém, a gestão compartilhada já estava sendo praticada, e os resultados já são comemorados pelos gestores locais.

Melhorias – Segundo o chefe do Estado maior geral da PM, coronel Marcelo Ronald Botelho de Souza, o projeto nasceu dos bons resultados obtidos a partir do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a partir do qual verificaram-se, na prática, os efeitos positivos gerados pela prevenção primária aliada às ações dentro da escola. Embora não haja ainda números oficiais, o sentimento geral é que já houve uma redução considerável na violência na área. Antes somente 30% dos pais de alunos participavam de reuniões, e hoje 100% estão presentes. A indisciplina entre alunos também chegou a zero, e as relações interpessoais com a família também melhoraram.

A diretora da escola, Hellen Nyde da Silva Sousa, confirma que a mudança já é visível. “Percebemos mais disciplina e organização, e que nossos alunos hoje são mais comprometidos. Recebemos depoimentos de pais que disseram que nossos alunos mudaram em casa. Alguns que já estavam sendo aliciados no mundo do crime nós conseguimos resgatar, e hoje estamos celebrando esse projeto como o maior projeto social que já tivemos”, afiançou. Nas salas de aula, o governador foi saudado pelos estudantes.

Aluno do 3º ano do ensino médio, Genílson de Jesus da Paz, 17 anos, que saudou o governador em nome dos colegas, disse que o projeto “é algo maravilhoso, porque a educação que recebo aqui hoje não vai ficar só aqui. Vamos levar para os nossos filhos, nossos pais. Hoje, respeito mais meu pai e minha mãe e me sinto honrado, privilegiado de estar participando deste trabalho junto com meus amigos”.

O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, cumprimentou o governador e comitiva e disse que a experiência da escola está dando tão certo que deve ser estendida a outras escolas do Pará. “Temos certeza que, com o novo modelo, no próximo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nossa escola vai estar muito bem posicionada no Estado e no Brasil”.


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