VILA DA BARCA

Parceria entre Prefeitura e comunidade elimina mais um ponto de descarte em Belém

A parceria entre Prefeitura de Belém e comunidade eliminou mais um ponto crítico de descarte de lixo em Belém. O que antes era um local sujo e repleto de entulho se transformou em um belo espaço verde na comunidade da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo. Na última sexta-feira, dia 05, equipes das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma), com o apoio de moradores da área, trabalharam na limpeza e no paisagismo do local que antes abrigava os contêineres de lixo do habitacional.

Com um colorido todo especial, o espaço ganhou cara nova com ações de limpeza, aterramento e plantio de mudas, além de orientação sobre educação ambiental. “Este ponto crítico que era histórico hoje se tornou um belo jardim. Isso mostra que estamos no caminho certo, com a união entre as secretarias e com a comunidade participando de todo o processo de mudança”, declarou o secretário de saneamento, Claudio Mercês.

A parceria com os moradores do local foi destacada pelo secretário, que participou de todas as reuniões que antecederam a ação. “Reunimos com a comunidade do local e falamos sobre o trabalho que desenvolvemos no combate ao descarte irregular. Esse contato que antecede a ação é fundamental, pois este é um trabalho em parceria que requer o envolvimento e apoio de todos, em especial dos moradores”, detalhou o secretário.

A ação foi bem aceita pela comunidade da área, que encontrou alguma forma de colaborar. “A equipe da Sesan entrou com os pneus, a Semma com as mudas e os próprios moradores pintaram os pneus e colocaram as plantas. E aí os contêineres finalmente foram retirados daquele local. Ficou decidido que o carro da coleta de lixo passará na comunidade três vezes por semana para que os moradores possam jogar seu lixo diretamente no carro coletor”, explicou o morador Alan Gonçalves, de 38 anos, que reside há mais de 30 anos no local.

Segundo ele, a aproximação da comunidade com as equipes da Prefeitura de Belém foi fundamental para o sucesso da ação. “O secretário Cláudio Mercês e mais a sua equipe de trabalho reuniram aqui com os moradores e isso foi muito positivo. Colocamos pra eles a necessidade de acabar com o lixão que era concentrado na entrada do conjunto. A Prefeitura nos ajudou e agora a responsabilidade é nossa de manter o espaço sempre limpo”, completou o morador.

Nascida e criada na Vila da Barca, a moradora Simone Miranda, de 54 anos, revelou o receio inicial de que o projeto não fosse aceito pela comunidade da área. “Confesso que no começo tive medo da comunidade não apoiar e rejeitar a ação, pois já estavam acostumados com a situação e não sabia como iriam interpretar a mudança. Mas, graças a Deus e com o apoio da Prefeitura deu tudo certo e a nossa área verde foi aceita por todos”, comemorou a moradora.  

Somente neste ano de 2019, três pontos críticos já foram eliminados e substituídos por áreas verdes em Belém. Em março, foram eliminados pontos de descarte irregular na Bernardo Sayão, na Condor, que era uma área bastante problemática, e o ponto crítico da travessa 3 de Maio com a passagem Mucajás, na Cremação. “É mais um ponto crítico eliminado em uma ação integrada entre Sesan, Semma e moradores. Agora é continuar fiscalizando para que os espaços se mantenham organizados”, destacou o coordenador de fiscalização da Sesan, José Argentino.

Combate- O trabalho de fiscalização e de educação ambiental para combater o descarte irregular vem sendo intenso. Em 2018, foram fechados mais de 100 pontos irregulares de descarte, explica o titular da Sesan, Claudio Mercês. “Ano passado eliminamos aproximadamente cem pontos críticos de descarte. Esse ano o objetivo é dobrar esse número e sempre em parceira com a comunidade”, afirmou. 

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.