Autismo

Deputado realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Autismo

Aconteceu nesta segunda-feira (8.04), no Auditório João Batista, na Alepa, a Sessão Solene pelo transcurso do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em atendimento ao requerimento nº 160/2019, de autoria do deputado Raimundo Santos. A sessão foi traduzida em libras, na íntegra, pela intérprete Ednusia Queiroz.

Marcada por forte emoção, a sessão teve a participação de diversas autoridades e representantes de órgãos, como a Sra. Cleide Teles, Presidente da APAN (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Ananindeua, Sra. Regina Lopes, Diretora da Escola Bento XV, Dr Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA, Dra. Gisele Costa, representante da OAB-PA, professora Andreia Miranda, coordenadora do ACESSAR/UFRA, entre outros.

A professora e psicopedagoga Marilda Nunes, que atravessou a baía para participar do evento como representante das mães de autistas, da cidade de Portel, falou, muito feliz, da oportunidade que o deputado Raimundo Santos concedeu ao público para tratar de um assunto tão importante e necessário numa Casa de Leis.

O evento contou ainda com a participação do Grupo de Equoterapia da Polícia Militar que fez apresentações de danças que foram muito aplaudidas pelo público presente.A dupla de mãe e filha, Cleide e Isabela Paiva, esta com  Síndrome de Down, fez uma apresentação de dança em libras, arrancando lágrimas da plateia.

A Orquestra Inclusiva de Violoncelistas da Amazônia, coordenada pelo professor e doutor Áureo Deo de Freitas Júnior, tocou várias músicas, com solos feitos por alguns autistas.Na oportunidade, o maestro pontuou que com o apoio da família é possível o autista se desenvolver e fazer acontecer.

Lucas Quaresma, 25 anos, autista e formado em design de produtos, presenteou a Alepa com uma coleção de revistas em quadrinhos, desenhadas e escritas por ele. O desenho passou a fazer parte da rotina quando ele tinha apenas 4 anos anos de idade.

“Mais uma vez eu quero parabenizar o deputado Raimundo Santos pela sensibilidade de ter abraçado essa causa. É uma Sessão Solene sobre conscientização da pessoa autista, que representa a voz e visibilidade para todas as pessoas. São esses tipos de ações e esses tipos de Sessões que nós estamos precisando dar a essas pessoas tão necessitadas”, avaliou a Dra. Elaine Castelo Branco, Promotora do Ministério Público, que defende a pessoa com deficiência.

Houve entrega de Diplomas Honoríficos aos presentes, em reconhecimento ao comprometimento, solidariedade e competência, demonstrados na defesa dos direitos e assistência às pessoas autistas.

Tags

Deputados em ação Raimundo Santos sessaosolene

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder