Encontro

Hospital Jean Bitar investe em conhecimentos sobre Segurança do Paciente

Com o tema “Contribuição Multiprofissional para a Qualidade e Segurança do Paciente”, o I Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Jean Bitar promoveu na quinta-feira (11) e na sexta (12) a discussão entre profissionais que atuam na assistência e gestão da saúde. O objetivo foi produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), para aplicá-los na prática com os usuários do Hospital Jean Bitar (HJB), enfatizando a qualidade dos serviços e a eficácia das metas internacionais de segurança do paciente.

A "Segurança do Paciente" tem sido um dos temas mais debatidos entre os profissionais que atuam na área de Assistência desde 2013, quando o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

De acordo com o histórico e o Marco Regulatório do PNSP, as discursões sobre o assunto, promovidas pelo Ministério, foram iniciadas no final da década de 1990. Em 2004, por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (OMS), o Brasil se tornou um dos signatários, com a missão de instituir medidas que aumentem segurança e a qualidade dos serviços de saúde do paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). A partir de então, Unidades Hospitalares intensificaram ainda mais os esforços na implantação da cultura de Segurança do Paciente, como forma de garantir a qualidade dos serviços ofertados pelas instituições de saúde.

Palestras - Como a Segurança do Paciente pode Agregar Valor à Saúde do Usuário; Interfaces da Qualidade com a Segurança do Paciente; Abordagem Multiprofissional na Prevenção de Lesão Cutâneas em Idosos; Controle de Infecção e Segurança do Paciente; Taxonomia de Segurança do Paciente; Reação Transfusional e a Importância da Farmacovigilância no Cuidado Centrado no Paciente foram os temas das palestras ministradas por profissionais experientes e renomados na área de Segurança do Paciente.

"Um evento como esse contribui muito para o crescimento da organização. É estimulante quando vemos colaboradores das áreas assistenciais e apoio juntos por essa nobre causa. Devemos considerar também a importância de a Diretoria Executiva abrir o evento e mostrar interesse no tema. Isso deixa claro o quanto a segurança do paciente se faz importante", disse Paulo Henrique Oliveira, mestre em Acreditação,  avaliador, educador e consultor do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), que abordou o tema "Como a Segurança do Paciente pode Agregar Valor à Saúde do Usuário”, na abertura do evento.

Na palestra, Paulo Henrique Oliveira destacou que "precisamos devolver o paciente para a sociedade minimamente melhor do que quando ele internou em nossos hospitais. Para isso, é fundamental que o próprio paciente seja a figura mais importante no cuidado. Ele deve participar ativamente do cuidado e cobrar as melhores condutas e práticas, mas para isso os profissionais devem conhecê-las e orientar os usuários".

A analista do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HJB, enfermeira Hellen Silva, falou sobre "Taxonomia da Segurança do Paciente", ressaltando que um dos objetivos da Portaria foi a implementação de iniciativas voltadas à Segurança do Paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da “implantação da Gestão de Risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde". 

Salto de qualidade - "A otimização dos recursos disponíveis e a maior rotatividade de leitos em função da diminuição da permanência do paciente, vez que as práticas de segurança se refletiram na diminuição dos índices de infecção hospitalar”, segundo Hellen Silva, foram alguns dos fatores responsáveis “por um salto de segurança e qualidade no atendimento prestado aos pacientes do SUS, pelos estabelecimentos de saúde que têm a Segurança do Paciente como foco para melhoria da qualidade do atendimento como um todo”.

O diretor-executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, destacou que "a Segurança do Paciente é um assunto que levamos a sério diariamente no Hospital. Por isso, fazemos questão de investir em eventos onde nossos profissionais sejam mais enriquecidos de conhecimentos, por meio da troca de informações e de conhecimentos, com base nas experiências e expertises de profissionais renomados no tema. A soma de todos os saberes e compartilhamentos de experiência e de informações refletirá positivamente, por meio de um atendimento cada vez mais seguro, ofertado aos nossos pacientes. Esse é o nosso foco”.

Campanha - Outra ação que integrou a programação do I Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Jean Bitar foi o lançamento da campanha do Prontuário Seguro, que ocorreu no primeiro dia do evento, com o objetivo de disseminar na instituição as 10 metas de segurança do prontuário do paciente.

A Comissão do Prontuário, representada pela coordenadora assistencial do HJB, Solange Antonelli, apresentou a campanha, que será realizada por tempo indeterminado na instituição, envolvendo todos os profissionais da assistência.


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